Em busca do homem novo, transfigurado no Cristo Tabor

24 de outubro de 2022 às 11:45 AM

Aconteceu neste final de semana, o Congresso de Outubro reúne em Londrina lideranças da Obra de Schoenstatt do Paraná e interior de São Paulo orientados pelo lema do triênio

 

Após dois anos sem a realização de encontros presenciais, as lideranças da Obra de Schoenstatt do Regional, não escondem a alegria, a ansiedade e as expectativas para o Congresso de Outubro, que se realiza nos dias 21 a 23 próximos, na Casa Tabor de Maria e nas dependências no Auditório Mãe de Deus, em Londrina (PR). Este Congresso tem como objetivo integrar as atividades da Obra de Schoenstatt em consonância com as iniciativas internacionais do carisma, visando traçar metas de trabalho para o ano de 2023. Além de avaliar a caminhada, traz novas inspirações garantindo também a unidade.

 

“Aqui no Brasil o congresso ocorre em quatro regionais, Paraná, Sul, Sudeste e Nordeste. Porém, temos lema nacional e metas que são orientadas pela Central Nacional do Movimento dirigida por um diretor nacional”, informa a assessora do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Irmã Maria Jacinta Donati, que reside em Londrina e integra a comissão de organização do Congresso.
Na lista de inscritos estão membros da Obra de Schoenstatt das dioceses do Paraná que compõem a Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e outras três dioceses do Regional Sul 1 (Assis, Ourinhos e Presidente Prudente), que integram suas atividades com essa central de assessores.

 

Com ampla programação, a proposta de trabalho para o congresso, diz Irmã Maria Jacinta, é fazer com que a caminhada do Movimento esteja integrada às realidades diocesanas, pois o trabalho das diversas ramificações e apostolados, é conduzida pela Pedagogia de Schoenstatt em sua espiritualidade Mariana e Apostólica. Essa espiritualidade do padre Kentenich, tem muito a contribuir com a vida e ação evangelizadora da Igreja, especialmente neste tempo de sinodalidade conduzido pelo Papa Francisco.

 

Schoenstatt se preocupa com a autoeducação de lideranças que sejam protagonistas de uma Igreja em saída, aqui no Brasil explicitada pela expressão do homem novo, transfigurado no Cristo Tabor. “Por isso, nesse triênio (2021-22 e 23) estamos orientados no lema FAMÍLIA TABOR TRASNFIGURA HOJE A REALIDADE”, explica a assessora do Movimento.
A iniciativa desses encontros partiu do próprio Pai e Fundador, padre José Kentenich, em 1945, quando ele voltou do campo de concentração de Dachau, na Alemanha, e viu que sua família espiritual se tornara uma grande família internacional. “Além de pensarmos em metas, os congressos hoje são um alegre momento familiar que reúne todas as comunidades de vida apostólica de Schoenstatt”, orgulha-se Irmã Maria Jacinta.

 

Criteriosa com a fidelidade da ação da Obra de Schoenstatt, Irmã Maria Jacinta vê necessidade de o movimento ir além. “Precisamos avançar e superar o individualismo, fruto de uma sociedade coletivista, sem vínculos, forjada por uma ideologia anticristã, mal que destrói os princípios e valores da pessoa e principalmente a família cristã.”
Padre Kentenich, continua ela, espera de cada um de nós um novo protagonismo, capaz de lutar por uma sociedade mais justa e livre, capaz de imprimir a face de Cristo no homem conduzindo todos verdadeiramente a um novo tempo. Em tom instigador, Irmã Jacinta cita que esse protagonismo está muito próximo e acessível a quem quiser pô-lo em prática. “Essa realidade acontece no dia a dia de nossas vidas, numa coerência de vida. Aquilo que realizo em meu âmbito pessoal e familiar vai contribuir essencialmente para uma mudança da sociedade.”

 

Texto – Célia Guerra

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite