Mais um sacerdote londrinense

28 de dezembro de 2021 às 10:02 AM

 

Gabriel Oberle, membro do Instituto Secular Padres de Schoesntatt, recebe sua ordenação sacerdotal neste sábado (2)

 

Célia Guerra – O ano de 2022 chega com um belo acontecimento à comunidade schoenstattiana. No sábado (1), o jovem Gabriel Oberle, 34 anos, membro do Instituto Secular Padres de Schoesntatt, recebe sua ordenação sacerdotal pelas mãos do arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz.  A celebração realiza-se na Catedral Metropolitana, às 10h30, durante a missa solene dedicada a Santa Maria, Mãe de Deus.

 

Nascido em Londrina, Gabriel sempre foi muito atuante em sua paróquia, a Cristo Redentor, no Jardim Piza, zona sul, participando de várias pastorais (Catequese, Liturgia, Pascom, Grupo de Jovens) e no Movimento de Schoenstatt. Neste período, conta que se sentia chamado à vida sacerdotal, mas a decisão ocorreu quando concluía o curso de jornalismo, na UEL (Universidade Estadual de Londrina), em 2011. Os pais Miriam e Edmundo Oberle, mais o irmão Edmur, também muito ativos na comunidade paroquial, não se surpreenderam quando ele revelou sua decisão por entrar para o seminário, mesmo acreditando que fosse trabalhar como jornalista. Gabriel ressalta o importante apoio recebido de seus familiares durante o período de formação e que, agora, não escondem a alegria por sua ordenação.

 

Como lema de sua vida sacerdotal, ele escolheu a frase “Vosso é o Reino, o Poder e a Glória” (I Crônicas 29, 11) por entender que Jesus é o filho de Deus que, mesmo tendo o Reino, o Poder e a Glória, se fez homem para estar junto às pessoas como um deles. Essa proximidade de Jesus com a humanidade também foi sua inspiração na escolha pelo símbolo pessoal, que traz bordado em sua primeira estola. “Jesus está sentado no barco anunciando o Reino (Lc 5,1ss) de um modo muito natural. Assim vejo Jesus: aquele que nos leva a Deus de um modo natural, simples, amigo.”

 

Sobre sua opção para o Instituto de Schoenstatt, Gabriel destaca que no início tinha a convicção de que seria um padre – diocesano ou frei capuchinho pela convivência com os religiosos responsáveis por sua paróquia ainda era uma capela da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jardim Igapó). “Mas não eram os carismas que respondiam à minha pergunta vocacional”, revela. Em 2008, após selar sua Aliança de Amor com Maria e participar mais ativamente no Movimento obteve as respostas que procurava.  “Em Schoenstatt, o tema dos vínculos pessoais contribuiu para que eu me encontrasse com Jesus e com Maria de um modo mais natural”, resume.

 

As experiências vivenciadas em várias missões levando a Palavra de Deus a muitas pessoas, junto com o vínculo ao mesmo Santuário, também o ajudaram a se decidir pela Comunidade. “Fiz um acompanhamento vocacional e espiritual para postular-me ao noviciado durante o ano de 2011. Em março de 2012 comecei o noviciado no Paraguai”.

 

Em entrevista recente publicada no site nacional do Movimento de Schoenstatt, Gabriel expressa sua alegria por tornar-se um sacerdote: “Acredito que vale a pena aceitar a escolha que Deus tem para nós. Nossa vida está nas mãos d’Ele, basta que reconheçamos isso. Deus me chamou ao sacerdócio para que eu tenha a felicidade de levar Cristo a mais pessoas. Eu só aceitei esse chamado.”

 

Após a ordenação, Gabriel irá realizar suas primeiras experiências sacerdotais como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Jaraguá, em São Paulo (SP), onde está desde sua ordenação diaconal, realizada no último mês de julho.

 

A primeira missa do novo sacerdote Gabriel Oberle, será no domingo (2), às 9h30 na sua paróquia de origem, a Cristo Redentor (Rua Braga, 99, Jardim Piza, Londrina). O convite tanto para a ordenação como para a primeira missa é dirigido a todos os Londrinenses.

 

Vosso é o Reino, o Poder e Glória

Ordenação Sacerdotal Gabriel Oberle dia 01 de janeiro de 2022 às 10h30, na Catedral de Londrina

(Tv. Padre Eugênio Herter, 33, Centro, Londrina).

Youtube Catedral Londrina

 

Primeira Missa será no dia 02 de janeiro às 09h30 na Paróquia Cristo Redentor

(Rua Braga, 99, Jardim Piza, Londrina).

Youtube Paróquia Cristo Redentor

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite