Família de Schoenstatt realiza vivência de Natal

13 de dezembro de 2021 às 3:18 PM

 

 

“Jesus, o filho de José”

 

“Uma noite inesquecível. Vivenciamos o verdadeiro sentido do advento, à espera da vinda do Menino Jesus. São momentos que nos fazem refletir o “Sim” de Maria e José, a obediência e a confiança no projeto de Deus, para gerar o Salvador, na simplicidade, na humildade diante de tantas adversidades”, com estas palavras Solange e José Donizete Françoso, da Liga de Famílias, resumem o que experimentaram da vivência de Natal que reuniu cerca de 150 pessoas neste sábado, 11, no Santuário de Schoenstatt, de Londrina/PR.

 

Com o tema “Jesus, o filho de José”, a vivência iniciou com palavras do Papa Francisco, da Carta apostólica “Patris corde”, que revelam a importância de São José como figura essencial na Sagrada Família de Nazaré e instrumento na história da Salvação. Como uma forma de retrospectiva, os ramos apresentaram uma estrela, na qual escreveram uma palavra que representa a trajetória de 2021. Em seguida todos os foram convidados a escrever e entregar uma palavra que define a caminhada pessoal neste ano.

 

Solange G. S. Ribeiro, missionária da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, compartilhou o testemunho na luta para vencer a covid 19. Ela e o esposo foram internados e apesar de todos os esforços ele não resistiu. Neste momento difícil, ela encontrou força e paz na oração diária do terço. Sua fé foi um sinal de esperança para os vizinhos de quarto, que acompanharam a oração do terço e puderam experimentar um clima de paz, em meio ao desafio do isolamento e da enfermidade.

 

A vivência também contou com momentos de encenação, no qual foram contempladas a anunciação, do sonho de José, a busca de albergue e o nascimento do Menino Jesus. Na expectativa pelo nascimento do Menino Jesus, os anjinhos abriram caminho e guiaram a peregrinação luminosa ao Santuário.

 

Para Suzana Barbosa Antônio, da Campanha da Mãe Peregrina, três momentos foram especiais:

“Primeiro o teatro, pois é uma maneira de trazer o evangelho de forma mais dinâmica, em especial para as crianças. Segundo foi o momento com São José, homem simples, que acolheu a missão que Deus lhe confiou e tornou-se pai e esposo. Ele é o homem do silencio, que passa despercebido, que amou e educou o filho de Deus. O terceiro momento foi o testemunho, pois nem sempre as situações são como esperamos, mas isso não significa que Deus não está presente. Ele atua na nossa vida, atuou na vida dessa missionária através da Mãe Três Vezes Admirável, que foi sua companhia e junto com Jesus deu forças para suportar a aflição”.

 

 

Família unida na missão

A ideia de promover a vivência partiu da pastoral do Santuário, contudo a realização só foi possível com a ajuda da União de Famílias de Schoenstatt, que assumiu o evento, e com a participação da Juventude Feminina (Jufem), Juventude Masculina (Jumas) e Liga Apostólica Feminina (Lafs).

 

“Toda a vivência foi organizada pela Rita de Cássia P. Lopes e nós trabalhamos juntos, com propostas. Daí surgiu a ideia da preparação, a novena para fazer em casa, as palavras que cada ramo preparou para levar à vivência e também o vínculo com o ano de São José”, conta Cristiani L. dos Santos, do XII curso da União de Famílias.

 

“Foi uma alegria imensa para nós, estarmos junto com nossos filhos Mateus, Vinicius e Letícia, que também estavam envolvidos. Cada um de nós ficou com um papel, uma função, e em família pudemos experimentar essa graça de contribuir e ajudar para o êxito desse evento”, afirma Ademir José C. dos Santos, esposo da Cristiani, do XII curso da União de Famílias, que continua “foi lindo demais ver o presépio vivo, com os pequenos animaizinhos, as crianças, filhos da nossa querida Família de Schoenstatt, que saíram do Santuário para contemplar a chegada de Jesus. Que Jesus realmente possa se estabelecer em nossas casas, em nossa vida, para que sejamos transformados e daqui para frente possamos experimentar essa vinculação, fazendo eventos juntos como Schoenstatt, numa grande família”.

 

 

Vivência presencial para resgatar os vínculos

“Quando nos reunimos, como pastoral do Santuário, para pensar na vivência de Natal, a ideia era fazer presencial. Convidamos os ramos e motivamos a todos para estarem no Santuário presencialmente. Sentimos que durante este tempo de pandemia precisamos resgatar a vinculação ao Santuário, a vinculação entre os ramos e nossa vinculação familiar, com os filhos. Pensando na Sagrada Família, no papel de São José, no papel de Maria, queremos estar vinculados ao Santuário para celebrarmos este Natal de 2021, com gostinho diferente, presencialmente, recebendo as graças do Santuário de nossa querida Mãe e Rainha” explica Cristiani.

 

Para Sueli e Magno L. Campana, da Liga de Famílias, “participar da vivência de Natal, no Santuário, foi um momento muito especial. Reviver a história de Maria e José e o nascimento do Menino Jesus, encheu nosso coração de esperança e gratidão pela vida, em tempos tão difíceis. Esses momentos de espiritualidade, principalmente junto ao Santuário reforçam nossa fé em Deus e na Sagrada Família de Nazaré! Obrigada por nos proporcionarem essa linda preparação para o Natal!”

 

Clique aqui para ver mais fotos

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite