Como viver o Advento em família?

10 de dezembro de 2021 às 1:49 PM

(Foto: cathopic.com)

 

Meu coração: uma manjedoura para Jesus nascer

 

Edson e Rosangela Pieralisi – É Advento, logo será Natal.

 

Os dias parecem correr, tudo é tão rápido… são tantas atividades e desafios que nem percebemos que um novo tempo nos espera com alegria.

 

Como podemos vivenciar em família este tempo tão especial do Advento, preparando-nos do melhor modo possível para o Natal?

 

Precisamos silenciar! Parar e ouvir Deus falar! Tomar consciência dos Seus passos em nossa história no decorrer deste ano e, em um “diálogo de amor”, partilhar com Ele os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos de nossa vida neste 2020! Aí vamos ver como Deus cuida e caminha conosco, em Aliança. Um retiro pode ajudar muito.

 

Não podemos esquecer do Presépio, em especial no Santuário Lar. E podemos configurar algo especial, como colocar na manjedoura um coração com o nome das pessoas que amamos, ou alguns flocos de algodão representando as nossas Contribuições ao Capital de Graças para o Santo Natal. Também podemos preparar em nossa casa vários pequenos arranjos, como a Coroa do Advento e a Guirlanda na Porta da casa, para que nosso lar seja este ambiente de alegria, de esperança, da chegada do Menino Deus.

 

Neste tempo litúrgico, nosso Santuário Lar é Belém: aqui nasce o amor, aqui crescem vínculos, aqui se forma família. Por isso, nossa preparação para o Natal passa necessariamente pelo perdão, pela descoberta das alegrias da vida, pelo contar as graças (gratidão). E podemos ir para “águas mais profundas”, sair de si (“família em saída”), e ajudar alguém que precisa. Pode ser uma cesta básica para alguma família necessitada, doar as roupas boas que temos mas que não usamos (vai ser útil para alguém), e – em especial – presentear nosso talento. Por exemplo, se você tem o dom de cantar, ligue ou visite os avós e cante para eles uma bonita música de Natal (com os devidos cuidados ao sair de casa: máscara, álcool gel e distanciamento social).

 

Temos um costume de vários anos, em nossa família, que nos ajuda muito: dar um “nome” para o Natal. Neste tempo do Advento vamos partilhando tudo o que vivenciamos no ano que passou (os passos de Deus que acima nos referimos) e os desafios do próximo ano… E perguntamos: o que Deus quer nos dizer este ano? Formulamos a nossa resposta em uma palavra. Esta palavra é o nosso “nome do Natal”: Já teve “Natal da Gratidão”, “Natal da Misericórdia”, “Natal da Vitória”, “Natal da Alegria”, entre outros.

 

E não podemos esquecer do “presente” para o Aniversariante. Sem dúvidas, o nosso coração é um presente que Jesus vai gostar muito, nosso coração é a manjedoura para Jesus nascer. Este ano, junto com o nosso coração, queremos presentear a Jesus a conquista do “Ideal Pessoal” que trabalhamos em família neste tempo de pandemia. E você e sua família, o que podem presentear para Jesus?

 

Deus está vindo ao nosso Encontro e quer revelar seu imenso Amor por nós neste Natal. Preparemos nosso coração para que o Milagre da Noite Santa brilhe como a Estrela de Belém em nosso lar, em nossa família e em nosso olhar!

 

fonte: schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite