O Brasil terá uma nova edição da TABORfest em 2022

23 de outubro de 2021 às 12:13 PM

 

 

Acompanhe a carta da Central Nacional de Assessores do Movimento Apostólico de Schoenstatt do Brasil, assinada pelo diretor Pe. Vandemir Jozoé Meister:

 

CELEBRAÇÃO DOS 75 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DO IDEAL TABOR PARA O BRASIL FAMILIA TABOR, TRANSFIGURA HOJE A REALIDADE!

O Movimento de Schoenstatt no Brasil está celebrando o Jubileu de 75 anos da Proclamação do Ideal Tabor, realizada pelo Pe. José Kentenich, em 20 de abril de 1947, na cidade de Londrina, PR.

 

Com esta carta nós, Diretores das Centrais Regionais do Movimento Apostólico de Schoenstatt, queremos convidar a todos os membros da Família da Schoenstatt do Brasil a participarem do Jubileu do Ideal Tabor, aberto no dia 20 de abril de 2021. Desde suas casas, cidades e respectivas Famílias de Schoenstatt, queremos formar uma só família, a Família Tabor.

 

O Ideal Tabor está presente desde a fundação de Schoenstatt. Pe. Kentenich compartilhou com a geração fundadora a grande ideia de tornar a Capelinha um Tabor das Glórias de Maria.

 

É um grande presente e uma grande honra que o Pai Fundador tenha presenteado ao nosso Brasil ser o portador do Ideal Tabor. Ele nos convoca a levar Cristo para toda a sociedade, para todo o Brasil.

 

Ao longo desses quase 75 anos, a família vem, passo a passo, se apropriando da riqueza deste ideal, ao mesmo tempo em que busca viver a missão de formar o Homem Novo na Nova Ordem Social, imprimindo a identidade do Homem Tabor, à imagem e semelhança do Cristo Tabor.

 

Em 1985, como um presente ao centenário de nascimento do Pe. José Kentenich, a família Brasil assumiu o Ideal Tabor como o ideal nacional da Família de Schoenstatt. A partir deste ponto, inicia-se uma jornada para a construção da Missão Tabor Nacional.

 

Em 1997, realizou-se o primeiro encontro nacional do Tabor, o TABORfest. Evento que reuniu, em Londrina, representantes de todos os ramos e comunidades de Schoenstatt, de todas as regiões do Movimento organizado no Brasil. Este foi um primeiro marco para a consolidação da identidade nacional do Ideal Tabor.

 

Em 2007, realizou-se o segundo encontro nacional do Tabor, o TABORfest II. Nesta edição, a organização do evento conduziu a família nacional a um aprofundamento e elaboração das quatro dimensões do Ideal Tabor: 1) Tabor Bíblico; 2) Filho Tabor; 3) Santuário Tabor e 4) Missão Tabor. Novamente o encontro realizou-se em Londrina, congregando representantes de todo o Movimento nacional.

 

Após 15 anos, depois da última festa, celebraremos novamente a Proclamação do Ideal Tabor. Podemos nos perguntar: o que representa a celebração do Tabor em tempos de Pandemia? O que nos convida a Divina Providência a compartilhar com o mundo? Qual a riqueza que a família de Schoenstatt do Brasil tem para oferecer à sociedade contemporânea?

 

Imbuídos pelo espírito da Missão Tabor, convocamos todos os membros da família de Schoenstatt Nacional, bem como a todos os participantes da Campanha da Mãe Peregrina e Terço dos Homens, a se incorporarem nesta grande corrente de vida da Missão Tabor.

 

Nosso OBJETIVO é dar a conhecer, às gerações atuais, toda a riqueza do Ideal TABOR, mas não só; convocar a cada Schoenstatteano deste imenso Brasil a viver a Missão TABOR e ser um aliado do Pe. Kentenich para “fazer passar o carro de triunfos da Querida Mãe de Deus!”

 

Para isso, propomos alguns pontos para construirmos juntos este Jubileu:

 Fechar o Jubileu com a TABORfest III, que será realizada na cidade de Londrina, no dia 21 de abril de 2022, com um evento transmitido simultaneamente a todos os Schoenstatteanos do Brasil, via Internet;

 Realizar um Mini Simpósio nacional sobre a Missão Tabor;

 Cuidar para que onde haja uma família de Schoenstatt organizada, não faltem elementos e apoio para a celebração local, concomitantemente com a celebração nacional;

 

 Dando continuidade às atividades de celebração deste ano jubilar, realizaremos:

  •  Concurso nacional de músicas com o tema central do Ideal Tabor;
  • Concurso nacional para criação do Jingle e Logomarca da TABORfest III;
  • Criação do Mapa Nacional da Família Tabor;
  • Propagação dos símbolos do Ideal Tabor: a Cruz da Unidade e a Lâmpada da Missão.

 Animar a celebração anual do Jubileu TABOR com: orações, adorações, capital de graças, músicas, símbolos, camisetas, mapa Brasil todo um Tabor de Maria, etc.

 

Para que possamos fazer fluir informações, comunicações e contatos, usaremos nossos canais locais, o canal nacional de comunicação e, se necessário, implementar novos meios via website e redes sociais, para produzir uma interação com os conteúdos, depoimentos e testemunhos, promovendo a interatividade de norte a sul do país, sobre como vivemos a Missão Tabor em meio aos desafios de hoje.

 

Unidos na missão Tabor!

Com nossa benção sacerdotal:

Pe. Vandemir Jozoé Meister – Diretor da Central Nacional de Assessores e Diretor da Central Regional Paraná

Pe. Clodoaldo Kamimura – Diretor da Central Sul

Pe. Marcelo Aravena – Diretor da Central Sudeste

Pe. Afonso Wozny – Diretor da Central Nordeste

 

Fonte: schoenstatt.org.br

Carta em PDF

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite