Presidência aprova a construção do Santuário de Maringá

22 de setembro de 2021 às 9:42 PM

 

 

“…como Maria, queremos nós também, como Presidência Nacional, dar o nosso sim à construção do Santuário na cidade de Maringá/PR”

 

Karen Bueno – A Família de Schoenstatt de Maringá/PR recebeu o alegre presente de ter aprovada, pela Presidência Nacional da Obra de Schoenstatt, a construção de um Santuário Filial da Mãe e Rainha de Schoenstatt neste município. O Santuário de Maringá, que ainda depende da autorização formal da Arquidiocese para ser construído, será o 24º do Brasil (conheça os outros).

 

O comunicado da Presidência Nacional, assinado pelo Pe. José Fernando Bonini, diz: “Venho por meio desta, em nome da Presidência Nacional do Movimento de Schoenstatt no Brasil, acolher a carta com o pedido de vocês para dar início à construção do Santuário e, desde já, desejar-lhes muitas bênçãos para o caminho de fé e discernimento na busca por realizar em tudo a Vontade de Deus, como fez Maria, nossa Mãe e Rainha”.

 

Pe. José Fernando recorda que a caminhada pela conquista deste Santuário vem de anos atrás e é fruto da fidelidade e dedicação de muitas pessoas. “Nos alegra poder ouvir e testemunhar tudo que nesses últimos anos vem acontecendo no sentido de crescimento e aprofundamento dessa Família na espiritualidade, no apostolado, na missão de anunciar o carisma de Schoenstatt. Sabemos, pela própria experiência transmitida a nós pelo nosso Pai e Fundador, que isso só acontece porque Deus assim quer, porque a obra é da Mãe e porque Ela escolhe pequenos instrumentos para poder realizá-la. Nesse sentido, vai de nossa parte também um profundo agradecimento ao Pai e à Mãe pela vossa fidelidade nesses anos”.

 

Olhar com os olhos da Divina Providência

A carta da Presidência continua dizendo: “São muitos os sinais que os levam a reconhecer a vontade de Deus, que em vossa cidade surja um Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Sabemos, todos nós, que o mistério e a fecundidade do Santuário de Schoenstatt têm sua base na Aliança de Amor, no ‘Nada sem Vós, Nada sem Nós’. Crendo nesse mistério, da inciativa de Deus e da resposta humana generosa, como Maria, queremos nós também, como Presidência Nacional, dar o nosso sim à construção do Santuário na cidade de Maringá/PR. Confiem na Mãe e sejam seus humildes instrumentos. Mater perfectam habebit curam et Victoriam (Mphc et V)!”

 

 

 

 

Administração do futuro Santuário

Assim como acontece em alguns outros Santuários de Schoenstatt do Brasil, este será administrado por uma Associação Local. No entanto, o Instituto de Famílias, como portador jurídico, assume a responsabilidade junto a este centro, como inspirador e como último responsável. A Família de Schoenstatt de Maringá, como já acontece há anos, conta com o acompanhamento e amparo de casais do Instituto, que são os assessores locais do Movimento e coadjuvantes na história da conquista do novo Santuário de Schoenstatt.

 

Desse modo, a Presidência Nacional traz algumas considerações na carta, que é dirigida tanto à Família de Schoenstatt de Maringá como ao Instituto de Famílias: “‘Carregar um Santuário é como carregar um filho’, e como dizia nosso Pai e Fundador ‘mais do que o pai educa, ou a mãe educa, a união dos esposos educa e forma o filho’ [1]. Aí radica o maior desafio, na unidade. Cuidem disso em tudo aquilo que forem escolher, refletir, discernir e decidir em relação ao ‘filho predileto’ que é o Santuário. Recordem que todos nós passamos, mas o Santuário fica, é um bem maior, é do Senhor e da Mãe, presente para nós, por isso, busquem sempre, e em primeiro lugar, caminhar juntos e em discernimento comunitário, a sinodalidade, na linguagem atual da Igreja, que poderíamos interpretar como uma voz muito especial de Deus para vocês nesse processo lindo, corajoso e generoso de construir um Santuário, Casa de Deus no meio dos homens”.

 

Segundo Alberto e Terezinha Gomig, casal assessor em Maringá, “a expectativa era grande, pois o pedido já estava há um certo tempo nas mãos da Presidência, após ter sido apreciada pela Direção Geral do Instituto de Famílias no ano de 2020, tendo recebido a bênção para a Construção do Santuário. O recebimento do ‘Sim’ da Presidência Nacional, primeiramente pelos membros do conselho, encheu o coração de alegria e emoções. No entanto, quando a carta foi lida ao final da missa da Coroação de Nossa Senhora, no próprio dia 12, dia do Nome Dulcíssimo de Maria e data da carta, os aplausos da Família de Schoenstatt interromperam a leitura criando um clima de entusiasmo e gratidão pelo reconhecimento da história vivida pela Família local. Os pioneiros e, porque não dizer, toda geração fundadora, esperavam há muito tempo por esse momento e já se põem a caminho com novos projetos para preparar o local e para uma definição de uma data para a construção do Santuário”.

 

 

Ao redor da demarcação do Santuário são colocadas fitas com a inscrição: “Minha presença constrói o Santuário”

 

 

[1] Pe. José Kentenich / Família Serviço à vida

 

Fonte: schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite