A vocação sacerdotal para o mundo de hoje

2 de agosto de 2021 às 11:26 AM

 

 

Conhecendo mais sobre a vocação e missão de um padre

 

Pe. Edson Magalhães – Mais uma vez celebramos o mês das vocações e neste primeiro final de semana somos convidados a rezar pelos padres. Hoje eu venho falar sobre o que é o ministério do padre.
Posso começar com uma frase de São João Maria Vianney: “O sacerdote é amor no coração de Jesus. Quando virdes um padre, pensai no amor de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

 

Associado a esta frase, também poderíamos nos lembrar da carta de São Paulo aos Hebreus: “Cristo é o sumo e eterno sacerdote” (Hb 4, 14). Deste modo, a vida ministerial dos sacerdotes está numa profunda comunhão com Jesus. O padre torna-se, na comunidade, a presença viva de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, é muito importante viver essa comunhão comunitária.

 

Hoje somos convidados, mais uma vez, a rezar pelas vocações, pedir que Deus envie bons operários para a messe. Sabemos que os desafios são tantos e quantas dificuldades estamos enfrentando nesta jornada. Não é fácil, nem simples. Mas quando a nossa vida passa por essa certeza de que Cristo não nos abandona, então estamos dando bons passos. Penso que uma vida consagrada à Virgem Maria, de intimidade e de entrega à Mãe de Deus, nos faz dar passos retos, convictos, seguros. Um padre precisa viver essa intimidade com Nossa Senhora na qual ele e a Virgem Maria possam caminhar juntos.

 

Eu tenho aprendido, ao longo do meu ministério, que o melhor que eu posso fazer é viver esta comunhão com Maria. Porque ela sempre nos coloca no melhor caminho, que é o caminho de Jesus. Diante dos desafios que estamos passando ao longo deste tempo, desta pandemia que tirou toda a nossa estrutura, que nos modificou na forma de pensar, de evangelizar e até na forma de viver, precisamos tirar boas lições. E essas lições são, exatamente, a graça de Deus diante de nossa vida, saber que, mesmo diante dos desafios, ele nunca nos abandona e a sua Mãe sempre está ao nosso lado.

 

O Pe. José Kentenich diz: “Ser inserido na corrente da missão significa, também, ser incluído na grande corrente de seu trabalho. Vejam na Sagrada Escritura como esta missão era vinculante para os apóstolos. Não podiam ficar de braços cruzados, deviam trabalhar! As diferentes expressões usadas para designar o ministério apostólico e o ministério missionário apontam explicitamente nesse sentido: soldados de Cristo, miles Christi, trabalhadores na vinha do Senhor, pescadores de homens. Já que fomos enviados, precisamos trabalhar seriamente, trabalhar pelas almas imortais, mesmo que tenhamos que perecer. Não podemos procurar-nos a nós mesmos” [1].

 

Acredito que o Pe. José Kentenich tinha uma visão muito futura, para além do seu momento. Olhar para este texto nos faz pensar que precisamos trabalhar.

 

Eu, em nome dos meus irmãos padres, gostaria de pedir a sua oração. Reze! Reze pelos sacerdotes! Reze pelas vocações! “O sacerdote é o amor do coração de Jesus; quando virdes o padre, pensai em nosso senhor Jesus Cristo”. Na sua comunidade, quando você olhar para o seu sacerdote, lembre-se de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

 

[1] KENTENICH, Pe. José. Palestra de introdução para o Retiro de Sacerdotes no convento de Belém, Immensee/Suíça, 9 de agosto de 1937. Disponível em: WOLF, Pedro. Chamado por Deus, consagrado a Deus, enviado por Deus – Textos escolhidos do Padre José Kentenich sobre o sacerdócio. Sociedade Mãe e Rainha. 1. ed. Santa Maria, 2009.

 

fonte: schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite