Avô e Avó, o mundo precisa de ti!

26 de julho de 2021 às 4:22 PM

 

 

A missão dos avós no mundo de hoje

Maria Rita Fanelli Vianna – Dia 26 de julho, a Igreja celebra a memória de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria, a Mãe de Deus. O Protoevangelho de São Tiago descreve como foi a vida desse casal, avós de Jesus. Aliás, apenas uma curiosidade: é chamado Dia dos Avós, comemorando-se do avô também, porque quando se trata do casal “avô e avó”, o plural é sempre no feminino, ou seja, “avós”, uma rara exceção na língua portuguesa.

 

Mas, voltando ao tema. Em 22 de junho de 2021, o Papa Francisco enviou mensagem a todo povo de Deus, instituindo o 4º domingo do mês de julho, todos os anos, como Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Disse ele: “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28, 20); essa é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó”.

 

Palavras consoladoras: Eu estou contigo todos os dias! Porque, como avós, bem reconhecemos a “crise de gerações” que vivemos e que só com Jesus e nossa Mãe conseguimos a sabedoria e a paciência necessárias.

 

Sobre os netos

Principalmente os adolescentes e os jovens, levados pela cultura (nem tão culta assim) atual, muitas vezes enxergam os avós como cringe, gíria atual que quer dizer, mais ou menos, pessoas que fazem “algo vergonhoso”; algumas de nossas manias, palavras ou atitudes podem lhes causar vergonha perante os amigos. Eles se consideram muito diferentes de nós; são a geração Y, a geração millenial (milenar), porque nasceram por volta dos anos 1980 a 1990. Experimente dizer aos seus netos em que ano você nasceu e prepare-se para carinhas de espanto…

 

Se lhe perguntarem “sua mão já foi lisinha como a minha?’” (aconteceu comigo), digam que já foi sim. Que os cabelos brancos, as rugas, todas as consequências da terceira idade são reflexos de inúmeros “quilômetros de vida rodados”, que refletem sabedoria, que você se sente muito bem assim! Diga-lhes que você espera que os sinais da idade cheguem para eles muito depois; que você espera que vençam na vida antes do que você venceu. Principalmente, diga-lhes que você espera e reza para que eles trilhem o caminho da santidade rumo à morada eterna com mais fé, mais confiança, até mais fidelidade que você.

 

Sobre os avós

Foto: Marcia Kazumi

 

Lembre-se do que está no Livro dos Provérbios (22,6): “Ensina o adolescente quanto ao caminho a seguir; e ele não se desviará, mesmo quando envelhecer”, sem nunca, contudo, querer fazer o que cabe aos pais, que você já educou dando o máximo de si mesmo.

 

Cabe aos avós cumprir o que está no Salmo 78(77): “O que nós ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram, não ocultaremos a seus filhos; mas vamos contar à geração seguinte as glórias do Senhor, o seu poder e os prodígios que ele operou” (vers. 3 e 4). Sempre, em qualquer situação, na alegria e nas dificuldades, fazer os netos enxergarem a mão bondosa do Pai por detrás de tudo; partilhe com eles os incontáveis prodígios que Deus operou e opera na vida de sua família.

 

Palavras do Papa Francisco: (mensagem em 11 de março de 2015): “Aos avós, que receberam a bênção de ver os filhos dos filhos (cf. Sal 128/127, 6), está confiada uma grande tarefa: transmitir a experiência da vida, a história de uma família, de uma comunidade, de um povo; partilhar, com simplicidade, uma sabedoria e a própria fé, que é a herança mais preciosa! Felizes aquelas famílias que têm os avós perto! O avô é pai duas vezes e a avó é mãe duas vezes. Assim como eles, os avós de hoje são chamados a formar um coro permanente no grande santuário espiritual do nosso mundo, a sustentar com a sua oração e a encorajar com o seu testemunho todos aqueles que lutam no campo da vida. A oração dos mais velhos é um grande dom para a Igreja e suas palavras são uma injeção de sabedoria para a sociedade, muitas vezes ocupada em mil coisas e distraída do essencial”.

 

Portanto: na medida que os joelhos permitirem, dobre-os para abençoar especialmente seus netos.

 

Sobre os idosos

Minha família e eu temos a graça de ainda conviver com minha sogra, que completou 100 anos dia 2 de fevereiro e continua um “poço de sabedoria”. Se você também tem essa graça, mais um motivo para celebrar este dia 26 de julho, convivendo com os idosos com o maior respeito e carinho possíveis, dando exemplo aos seus filhos e netos. Poder conviver com bisavô ou bisavó faz os jovens entenderem como é maravilhoso tornar-se idoso, principalmente um idoso que vive a fé prática na Divina Providência, encarando as dificuldades inerentes como realidade, prontos para o que der e vier.

 

Porque: “É necessário continuar a sonhar: nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro. É preciso que testemunhes, também tu, a possibilidade de se sair renovado duma experiência dolorosa. E tenho a certeza de que não será a única, pois, na tua vida, terás tido tantas e sempre conseguiste triunfar delas. E, dessa experiência que tens, aprende como sair da provação atual” (Papa Francisco).

 

O poder da oração dos avós e idosos

 

Se é nos joelhos dos pais que os filhos aprendem a fé, é na vivência com os avós que a fé dos netos é cristalizada, porque acabam percebendo o valor da oração. Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (262), Papa Francisco cita o Emérito Papa Bento XVI: “A oração dos idosos pode proteger o mundo, ajudando-o talvez de modo mais incisivo do que a fadiga de tantos. A tua oração é um recurso preciosíssimo: é um pulmão de que não se podem privar a Igreja e o mundo”.

 

E ainda, na mensagem do dia 31 de maio de 2021: “De modo particular, a velhice é um tempo de graça, no qual o Senhor nos renova o seu chamado: chama-nos a guardar e transmitir a fé, chama-nos a rezar, especialmente a interceder; chama-nos a ser solidários com os necessitados… Os idosos, os avós têm uma capacidade particular de compreender as situações mais difíceis: uma grande capacidade! E, quando rezam por estas situações, a sua oração é forte, é poderosa!”

 

Então, neste dia dos avós, rezemos com mais fé e confiança, pedindo que os netos também vivam a aliança batismal, sigam a Palavra de Cristo.

 

Frase popular

Há uma frase popular que diz: “Os netos são alegria quando chegam e outra alegria quando vão embora” – muito errada! Pois basta eles fecharem a porta saindo de nossa casa que já temos vontade que voltem, mesmo que estejamos cansados e a casa tenha ficado uma bagunça, bagunça gostosa que reflete a deliciosa convivência com os netos, que são os ‘doces’ da velhice…

 

Fonte: schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite