THMR: Abertura oficial do ano jubilar

5 de junho de 2021 às 11:43 AM

(Fotos: Taciana Ferreira)

 

Rumo aos 25 anos do Terço dos Homens Mãe Rainha

 

Taciana Ferreira – O último domingo do mês de maio, dia 30, foi uma data especial para o Santuário Tabor da Nova Evangelização, de Olinda/PE. Abriu-se aí, oficialmente, o jubileu dos 25 anos do Terço dos Homens Mãe Rainha. Este Santuário é o berço do Terço dos Homens, local de protagonismo no nordeste por meio da recitação do Santo Rosário.

 

A santa missa foi presidida pelo Pe. Vandemir Jozoé Meister, com a presença do reitor do Santuário, Pe. Vitor Possetti, o assessor do THMR Pe. Argemiro Ferracioli e o Diác. Filipe Araújo. Na homilia foi relembrada a origem do Terço dos Homens, quando a primeira semente foi germinada pelo incentivo da Sra. Oneida Araújo da Silva que, orientada pelo Pe. Américo Vasconcelos, salesiano, apoiou o início do grupo com 15 homens, no munícipio de Jaboatão dos Guararapes/PE, na capela Nossa Senhora do Livramento – este local foi transformado, posteriormente, em Santuário Paroquial de Schoenstatt.

 

Na celebração também estavam presentes os primeiros coordenadores do THMR, Carlos Alves e Marcelo Moraes.

 

No final da solenidade, os homens do Terço receberam mensagens em vídeo com as bênçãos do Pe. José Pontes, do Pe. Antônio Maria Borges e do bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira. Também foi apresentada a oração do Jubileu:

 

Querida Mãe e Rainha,
Neste ano Jubilar do Terço dos Homens,
Queremos agradecer por ter nos presenteado com tantos grupos de homens que se empenham em rezar o terço, comprometidos com o vosso filho, Jesus Cristo!
Mãe Santíssima, queremos entregar este movimento em tuas mãos e nos dedicarmos a rezar o Santo Rosário com fidelidade ao teu chamado.
Ajuda-nos a caminhar na unidade, transforma-nos numa força para a Igreja, para que, engajados nas paróquias, perseveremos na propagação da devoção do Santo Terço e nos conduza, Mãe querida, nessa ação missionária da nova evangelização.
Abençoa-nos e protege as nossas famílias, desde o Santuário.
Mãe e Rainha, causa do nosso júbilo, rogai por nós!

 

No encerramento, foi explicado que o presente do jubileu serão 1 milhão de terços rezados até março de 2022, que serão contabilizados por este aplicativo de contagem:
https://jubileu-tercodoshomens.web.app/

 

 

Mais fotos

 

DECRETO DO JUBILEU DO TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA

 

Santuário Tabor da Nova Evangelização

O Jubileu é um tempo especial de celebrações da história transcorrida, no qual se quer agradecer a Deus pelas obras que O mesmo realizou no transcorrer do tempo, naquele lugar ou acontecimento.

 

Celebrado pelo povo de Israel a cada 50 anos, consistia numa comemoração de um “ano sabático”, que tinha um significado particular. Durante o Ano do Jubileu, os escravos eram libertados, restituíam-se as propriedades às pessoas que as haviam perdido, perdoavam-se as dívidas e a terra permanecia sem cultivo, para que pudesse descansar. Era o ano de graças do Senhor!

 

A palavra “jubileu” inspira-se no termo hebraico “yobel”, que faz alusão ao chifre do cordeiro, que era utilizado como instrumento e tocado para proclamá-lo. Na raiz latina, “iubilum” representa um grito de alegria.

 

O Papa, ao abrir um Jubileu, toca a porta com um martelo por três vezes, enquanto diz: “Aperite mihi leva justitiae, ingressus in eas confitebor Domino!”, ou seja, “Abram-me as portas da justiça, entrando por elas, confessarei ao Senhor!”

 

O Terço dos Homens Mãe Rainha, celebra os 25 anos de existência. Comprovada está sua eficácia apostólica dentro da Igreja; expandindo-se por todo o território e além fronteiras, e inspirando o nascimento de muitos grupos. Estamos numa nova época mariana na Igreja.

 

A abertura deste Jubileu é nosso sinal de AGRADECIMENTO ao Deus da Providência, por todas as graças que têm concedido, por intercessão da Mãe e Rainha, aos Homens do Terço no transcorrer desses 25 anos.

 

Neste ANO JUBILAR, queremos peregrinar no caminho da Fé, crescendo na unidade e na espiritualidade do Terço dos Homens.

 

Como Assessor Nacional do Terço dos Homens Mãe Rainha declaro aberto o Ano Jubilar do Terço dos Homens!

 

“Aperite mihi leva justitiae, ingressus in eas confitebor Domino!”
“Abram-me as portas da justiça, entrando por elas confessarei ao Senhor!”

 

 

 

fonte: schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite