A consagração das crianças no Santuário

12 de abril de 2021 às 3:22 PM

 

Para que a Mãe também possa educá-las.

 

Karen Bueno – Em muitas famílias existe o costume de consagrar as crianças à Mãe e Rainha nos Santuários de Schoenstatt. A tradição já vem de anos, quando o próprio Pe. José Kentenich fazia esse rito de entrega e consagração.

 

O Papa Francisco escreve, em Amoris Laetitia (172), que “recém-nascidas, as crianças começam a receber em dom, juntamente com o alimento e os cuidados, a confirmação das qualidades espirituais do amor. Os gestos de amor passam através do dom do seu nome pessoal, da partilha da linguagem, das intenções dos olhares, das iluminações dos sorrisos. Assim, aprendem que a beleza do vínculo entre os seres humanos mostra a nossa alma, procura a nossa liberdade, aceita a diversidade do outro, reconhece-o e respeita-o como interlocutor. (…) E isto é amor, que contém uma centelha do amor de Deus”.

 

O ato da consagração é também expressão desse amor dos pais pelos filhos e a confiança de que a Mãe de Deus pode ajudá-los na formação das crianças.

 

O Pe. Kentenich também foi consagrado quando era pequeno e colheu muitos frutos desse gesto. Sua mãe, Catarina Kentenich, já não poderia cuidar da educação do filho com tanta proximidade como antes, então pediu que a Mãe de Deus o educasse e formasse. Ele recorda com ênfase esse dia, quando a mãe o consagrou, e afirma ter sido esse o “momento da fundação em germe” de toda a Obra de Schoenstatt.

 

É esse exemplo que, em grande parte, levou o casal Danila Ribeiro e Elton Batista a consagrar a pequena Agnes (o bebê da foto acima): “O que mais nos inspirou foi a mãe do Pe. Kentenich, que também fez essa consagração. Assim como a Sra. Catarina Kentenich pediu à Mãe de Deus que cuidasse do filho dela, eu também tenho essa pretensão de que a Mãe de Deus me ajude a criá-la e, quando eu não puder, para ela cuidar da minha filha”, ela conta. A consagração é, para eles, como uma porta de entrada para as vivências de fé: “Desde cedo nós incentivamos a Agnes a cumprimentar a Mãe de Deus, a rezar a Ave-Maria. Esses dias nós passamos em frente a uma igreja e ela começou a cantar e bater palmas. Desde cedo você vai criando gosto pela fé. Todos os dias rezamos a Ave Maria, o Santo Anjo e ela tem a Mãe de Deus como uma ‘pessoa da casa’”.

 

A primeira visita

Quando saíram da maternidade, a primeira parada da família Cominato foi no Santuário: “A educação de nossos filhos é para nós tarefa, missão e, diante de nossa pequenez, os consagramos à Mãe de Deus logo ao sair da maternidade. Peregrinamos ao Santuário, nosso lugar especial, o centro, a fonte de graças de nossa família em gratidão pela vida que tínhamos nos braços e para entregar esse filho que acabara de nascer aos cuidados e proteção da Mãe, Rainha, Educadora e Vencedora, pois somente assim podíamos voltar tranquilos para casa”, contam Adriana e Ronaldo.

 

Esse gesto vem permeado de confiança e entrega: “A Consagração é essencial para que nossos filhos cresçam fortes no sacrifício, firmes em suas decisões, pequenos e filiais diante de Deus e encontrem sua verdadeira vocação, preservando os valores e costumes da família cristã”.

 

Os frutos da consagração se revelam dia a dia na vida dos quatro filhos da família Cominato, como ela conta: “Apesar das influências externas, do mundo massificado, de tantos problemas no dia a dia, temos a certeza de que a Mãe levou a sério a Consagração de nossos filhos, pois podemos ver muitos frutos. Percebemos que eles são bem próximos de nós. Estão crescendo no amor à Mãe de Deus, a Cristo e livremente lutando conosco pelo Reino de Schoenstatt. Vemos as graças em todos os nossos filhos, desde o menorzinho, que ao acordar diz “Bom dia Mãezinha do Céu”, passando pelo terceiro que é Pioneiro e forte no sacrifício, pela segunda que é Apóstola Luzente e maternal, até a maior, que é da Juventude Feminina e propõe rezarmos o terço em família”.

 

Pe. Kentenich diz que “grande é aquele que consagra sua vida a uma grande causa”, por que, então, não estimular desde cedo essa consagração?

 

Como consagrar as crianças no Santuário?

Cada Santuário de Schoenstatt tem uma orientação própria sobre esse tema. Alguns têm uma data fixa para isso, outros recebem grupos de crianças da catequese, por exemplo, ou então os pais agendam a consagração. Para saber como funciona no Santuário Filial mais próximo, entre em contato: clique para ver os contatos.

 

Fonte: schoenstatt.org.br

Foto: Carlos Henrique Pazin

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite