Começa o ano em Londrina: Família unida à distância

2 de março de 2021 às 3:11 PM

 

Abertura do ano da Família de Schoenstatt de Londrina/PR

 

Ir. M. Marcia Carmo da Silva – Impulsionados pelo novo lema do ano, a Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Londrina/PR abre as atividades do ano com um evento online, realizado no último domingo, dia 28 de fevereiro. O encontro aconteceu pelo canal do Youtube do Santuário, aberto a todos, e na plataforma zoom, que reuniu os dirigentes em salas para um momento de reflexão e aprofundamento do lema.

 

Como nasce e de onde vem o lema da Família de Schoenstatt? Quais as correntes fortes que motivaram o novo lema? O que significa “Família Tabor”? Como transfigurar Hoje a realidade? Estes foram os pontos abordados pelo Pe. Vandemir Meister, diretor regional do Movimento, na palestra que fez à Família de Schoenstatt.

 

“O lema tem a função de nos conduzir, como Família, pelos próximos três anos a nível de Brasil”, diz Pe. Vandemir, que continua: “O lema não sai da cabeça de um assessor, mas surge da vida. A Família de Schoenstatt, de cada local, indica as ideias fortes, os desafios e esses elementos são recolhidos pelos assessores e levados para a Central Nacional até chegar em algumas palavras que constituem o lema. Por detrás de um lema acreditamos que Deus está agindo, porque essas poucas palavras criam vida”.

 

Dentre as correntes fortes que motivaram o novo lema, o Pe. Vandemir destaca a crise econômica, a pandemia, a publicação dos documentos e acusações sobre o Pe. Kentenich, a crise do indivíduo e mostra, assim, que o lema procede de uma realidade real. Dos pontos levantados, ele fala das discussões em torno da pessoa do Pe. Kentenich e propõe um desafio: “Como Família de Schoenstatt temos o desafio, nestes próximos três anos, de trabalhar e estudar a pessoa do Pe. Kentenich”.

 

Ao explicar sobre o ideal Tabor, Pe. Vandemir mostra sua carteira de identidade e exclama: “Família Tabor é minha identidade como schoenstattiano!” Ele esclarece que Tabor é a missão da Família de Schoenstatt no Brasil, mas deixa claro que daqui ela deve se estender para o mundo. Neste contexto, ele aponta os quatro elementos do ideal Tabor: o Tabor bíblico, o Santuário Tabor das glórias de Maria, o Filho Tabor e a missão Tabor.

 

Transfigura hoje a realidade. Sobre esta parte do lema, o sacerdote explica que se trata de um compromisso e diz: “Transfigurar é uma ação, um compromisso de todos que pertencem à Família de Schoenstatt. É fazer o que Cristo faria na realidade onde vivemos, onde trabalhamos. É ‘cristificar’ a realidade e fazer de maneira diferente o Hoje, aqui e agora.

 

A abertura do ano foi dirigida pelos novos presidentes do conselho, Mity e Luiz Shiroma, que agradeceram o trabalho e dedicação da Flávia e Reinaldo Tiepo, que nos últimos dois anos estiveram à frente da Família de Schoenstatt de Londrina.

 

Ir. M. Jacinta Donatti também recorda os 85 anos da chegada das Irmãs de Maria em Londrina, que se estabeleceram na cidade em janeiro de 1936, iniciando os trabalhos no primeiro hospital do município e, em 3 de março, iniciaram os trabalhos com o Colégio Mãe de Deus. Ela também destacou que em Londrina nasceram os primeiros ramos do Movimento de Schoenstatt do Brasil: “Em 1940 surge a Juventude; em 1947 a Liga das Mães; na década de 60 a Liga de Famílias e na década de 70 a Liga Feminina”, diz a Irmã, que conclui: “No sinal da cruz e do Santuário queremos fazer crescer, ainda mais, nossa Família de Schoenstatt”.

 

 

 

 

Pe. Alexandre Alves, responsável pela ação evangelizadora da Arquidiocese de Londrina, envia uma mensagem ao Movimento de Schoenstatt da Arquidiocese:

“Somos nós, vocês, famílias cristãs, que devem dar o toque essencial para a vivência da fé. São vocês que vão indicar o caminho de Jesus Cristo. São vocês, Família de Schoenstatt, que vão nos aproximar de Maria Santíssima, como modelo daquela que soube fazer a vontade de Deus. Transfigurar a realidade é mostrar o rosto de Deus, ser o rosto misericordioso de Deus para todas as famílias. O testemunho de vocês evangeliza!”

 

Veja as fotos aqui

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite