Para tempos de crise, um casamento inspirador

8 de novembro de 2020 às 9:46 AM

 

As experiências de Fritz e Helene serão aprofundadas ao longo dos próximos anos

 

Fabio e Marcelle Levandowiski – No dia 8 de novembro, comemoramos o aniversário do casamento de Fritz e Helene Kühr, exemplo de amor conjugal para a atualidade. Ele, político e economista; ela, professora e poetisa. Dr. Fritz Kuhr foi o cofundador da Obra das Famílias de Schoenstatt quando foi prisioneiro no campo de concentração de Dachau. O idealizador da Obra das Famílias, Pe. José Kentenich, também prisioneiro, em Dachau, tinha a clareza que a família e o matrimônio são os pilares de uma nova ordem social cristã na sociedade.

 

Fritz e Helene se casaram em uma cidade alemã chamada Bad Lippspringe, na paróquia São Martin. Viveram momentos felizes e também passaram por muitas dificuldades. No contexto da segunda guerra mundial, viram-se obrigados a ficar dez anos separados fisicamente: ele foi prisioneiro no campo de concentração de Dachau enquanto ela precisou emigrar sozinha para o Brasil, em Rolândia/PR, numa época em que predominava condição precária de sobrevivência, no meio da mata. Além disso, após se reencontrarem no Brasil, três anos depois, Fritz Kühr adoece e morre aos 55 anos de idade. Apesar de inúmeras dificuldades pelas quais passaram, nunca perderam a fé em Deus e o amor mútuo foi a força para ambos vencerem as adversidades, uma realidade. A vida matrimonial de Fritz e Helene Kühr é exemplo e resposta para os casais nos tempos atuais, principalmente pelos inúmeros desafios que a família enfrenta. Seus restos mortais estão sepultados junto ao monumento dos heróis ao lado do Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Londrina/PR.

 

 

Os restos mortais repousam junto ao Santuário de Londrina/PR (foto: Karen Bueno)

 

No dia 8 de novembro de 2022, iremos celebrar internacionalmente os 100 anos de matrimônio da família Kühr. E, para preparar esse momento tão especial, foram formadas duas equipes: uma nacional e uma internacional.

 

O nome adotado pelas equipes foi “Wollgras” (Wollgras é o nome de uma planta típica alemã que o Dr. Kühr cita em uma carta enviada do campo de concentração [1]). A comissão Wollgras, desde o início de 2020, vem trabalhando alguns temas relacionados ao matrimônio e à vida da família Kuhr, com o objetivo de torná-los mais conhecidos internacionalmente, especialmente para a Obra familiar.

 

Muitas novidades ainda vão ser divulgadas para a celebração do centenário. Já estamos em fase de preparação e queremos que seja um momento muito especial para as famílias.

 

Convidamos todos a se unirem em oração por esse momento e por toda a nossa Obra Familiar.

 

 

 

 

[1] Planta Eriophorum. As superfícies das sementes são cobertas com uma massa macia de algodão que são dispersadas pelo vento para germinação.

 

Fonte: schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite