Minha vida: decisão e participação na cruz e ressurreição de Cristo

16 de março de 2020 às 7:51 PM

 

Retiro de quaresma no Santuário Tabor Esmagadora da Serpente

 

Família Pieralisse – Neste sábado, dia 14, a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt acolheu seus filhos no Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente em Londrina/PR para o Retiro da Quaresma, cerca de 55 pessoas participaram deste  encontro com Deus e em Deus consigo mesmo… E não se arrependeram!

 

Um retiro preparado com carinho, oração e contribuições ao Capital de Graças!

Logo ao entrar no portão do Santuário, cada pessoa foi acolhida com um sorriso e com um pequeno kit com o Roteiro (resumo das duas pregações), um folder para a Meditação, o capitalário do Jubileu do Santuário com a oração “Empunha o Cetro”, uma folha para anotações e um pequeno pedaço de madeira.

 

O Retiro contou com duas pregações do Pe. Deilton Coelho de Souza, dois momentos especiais de silêncio para meditação e oração, e a Santa Missa. Durante o Retiro, todos os participantes puderam se confessar, três Padres atenderam as confissões. Estavam à disposição dos participantes algumas Bíblias, canetas e um cafezinho. Um fundo musical ajudou na atmosfera do retiro e meditação.

 

Um participante testemunha: “Volto para meu lar com a alegria de uma manhã bem aproveitada: reflexão, reconciliação e eucaristia”.

 

Em uma parte do retiro foi proposto uma meditação sobre “minha vida: decisão e participação na cruz de Cristo” e em outra parte sobre “minha vida: decisão e participação na ressurreição de Cristo”.

 

“Você abraça sua cruz?”
Um dos participantes comentou que tomou consciência que sua cruz, dor, sofrimento e dificuldade representada no pedacinho de madeira que recebeu na entrada, ou seja, é participação na cruz de Cristo. Mais ainda: descobriu que ao abraçar sua cruz, está abraçando ao mesmo tempo o próprio Cristo Crucificado, que sofreu estas dores comigo, que caminha comigo, carrega esta cruz comigo, me ama e se entrega por mim. Assim, abraçar minha cruz é uma decisão por Cristo. Por isso, para esta pessoa poder unir sua cruz (representada neste pedacinho de madeira) à Cruz de Cristo no momento do Ofertório da Santa Missa e isso lhe tocou forte no coração.

 

Outra pessoa pediu mais um pedacinho de madeira, pois um familiar muito próximo está hospitalizado e sofrendo muito, e ela queria unir as dores, dificuldades, angústias desta pessoa tão querida à cruz e ao amor de Jesus…

  •  

“Quando olho no espelho, a quem vejo?”

Um participante relatou que teve uma nova visão da Quaresma, que não deve ficar só na dor e sofrimento, mas também ver este tempo como um caminho para a Páscoa e Ressurreição! Ele relata: “Quando o Pe. Deilton disse que – ‘Cristo vive, Ele é nossa esperança, no que Ele toca brota vida, Ele nunca nos abandona… Tudo que Ele toca se torna novo, se enche de Deus… Deixar que Jesus nos toque, deixar que Ele toque nossa realidade’ – entendi que na Ressurreição de Jesus está a transformação do seu modo de viver”.

 

Por isso pode-se entender a resposta da pergunta “quando olho no espelho, a quem vejo?”: “Vejo o filho de Deus que nos Cristo Ressuscitado está predestinado à ressurreição”.

 

“Qual tua fonte de alegria?”

Esta pergunta abriu os horizontes de um participante. “Encontrar este Cristo Ressuscitado que nos diz: ‘Alegrai-vos!” nos anima e nos fortalece. Minha fonte de alegria é convidar o Senhor a tomar um cappuccino e um pão de queijo e conversar com Ele no fim da tarde”.

 

Este testemunho motivou outro participante a cultivar um momento de seu dia para ouvir o Senhor dizer para ele – “alegrai-vos”, conversar com Ele, de modo a não deixar que as tarefas e as correrias tirem o brilho do Ressuscitado no seu dia a dia.

 

Este retiro foi um dos eventos promovidos no ano jubilar, quando o Santuário Tabor Esmagadora da Serpente completa 70 anos e quando o Movimento Apostólico de Schoenstatt se prepara para entregar o Cetro à Mãe de Deus – a Rainha Vitoriosa de nossa vida e história! Que a Esmagadora da Serpente empunhe o cetro e nos ajude a fazer em nossa vida esta decisão e participação vitoriosa na cruz e ressurreição de Seu Filho!

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite