Mãe e Educadora: Os seminaristas e a presença de Maria

23 de setembro de 2019 às 10:13 AM

Seminaristas da Arquidiocese de Maringá/PR

 

Vinculados a Maria, Mãe das vocações

 

Valdinei Rodrigo Biassi de Oliveira – O mês de setembro é marcado com datas significativas para a Família de Schoenstatt e uma delas é o ingresso do Pe. José Kentenich no seminário: em 23 de setembro de 1899. Esse período de estudos foi envolto por um grande amor à Mãe de Deus por parte do seminarista José Kentenich, no qual ele sempre pode contar com sua proteção materna. A Mãe esteve presente em todos os momentos de sua vida e neste tempo intenso de formação a Divina Providência não faltou na vida do jovem José Kentenich. Antes de ingressar no seminário, assim ele manifestava sua vocação ao sacerdócio, aos 14 anos: “Ouço, ó meu Deus, como Tu me chamas. Embora seja difícil, quero seguir-te, amar-te, aumentar a tua glória” [1]. Dessa maneira, gostaria de relatar a experiência que nós, seminaristas da Arquidiocese de Maringá/PR, da etapa da Teologia, temos com a Mãe de Deus e com Schoenstatt em nosso seminário e a sua grande importância.

 

Valdinei Rodrigo Biassi de Oliveira é seminarista na Arquidiocese de Maringá e está no 4º ano de Teologia

 

Tudo começou em 2017, quando nossa casa de formação recebeu uma imagem peregrina da MTA. Podemos dizer que desde então nosso seminário se vinculou à Mãe das Vocações. É Ela, por sua intercessão e proteção, que nos forma em discípulos de seu Filho, assim como formou o Pe. José Kentenich em seu período de seminário e o ajudou a superar todas as suas crises. Pois a Mãe nos apresenta seu Filho, ao qual somos chamados a uma profunda relação com o Bom Pastor, que nos chama ao sacerdócio e a nos configurarmos a Ele. Dessa forma, percebemos a importância da companhia da Mãe de Deus em nossa caminhada, nos ajudando a discernir melhor e a bem vivermos nossa vocação, a seu exemplo, que em tudo fez o que pediu seu Filho amado.

 

O tempo de seminário é marcado por uma intensa formação, em vista da preparação para o sacerdócio, mas não estamos sós, pois a Mãe das vocações vela por nós. E, por meio dessa presença materna, sabemos que um dia poderemos confirmar o que tanto inquieta os nossos corações, de nos consumirmos por amor a Deus sendo padres na construção de seu Reino, como fez Maria ao se doar por inteiro à vontade de Deus. Por fim, conto com as orações de cada um pelo aumento e santificação das vocações e a perseverança dos seminaristas que, vinculados a Maria, terão mais auxílios para serem fiéis ao chamado de Deus.

 

                                                                                                             Seminário de Ehrenbreitstein, onde estudou o Pe. Kentenich
[1] MONNERJAHN, Engelbert. Padre José Kentenich: Uma vida pela Igreja. Pág. 32

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite