Jufem Paraná reavivando o perfume lirial

8 de abril de 2019 às 12:58 PM

 

Encontro de dirigentes se dá com muita formação e muito aprendizado

 

Pamella Carvalho – As dirigentes de Juventude Feminina de Schoenstatt e das Apóstolas Luzentes de Maria reuniram-se à sombra do Santuário Tabor da Fidelidade à Igreja, em Cornélio Procópio/PR, nos dia 23 e 24 de março. Mais de 70 meninas de todo o Regional Paraná estiveram presentes, representando suas cidades, para reavivar o perfume lirial.

 

No sábado pela manhã as assessoras Ir. M. Jacinta Donati e Ir. M. Doralice de Souza ministraram a palestra “Ser Dirigente Schoenstattiana”. No início as meninas foram convidadas a pensar as características que uma dirigente deve ter e construir juntas o perfil mariano. Entre os traços comentados, destaca-se a instrumentalidade, o ser missionário, a magnanimidade, a maternidade e a coerência que toda dirigente schoenstattiana precisa ter. Na definição do perfil, as assessoras acrescentaram: o contato vital, a benevolência, demonstrar compreensão, manifestar amor com respeito e educar para a serviçalidade; ainda apontaram que esse é o início da maternidade: SERVIR O OUTRO!

 

Todos os pontos levantados foram trazidos de palestras do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, e todas as meninas tiveram um momento de autoanálise. Após questionarem sobre a missão e a função da dirigente, a palestra foi finalizada com um feedback sobre o encontro de dirigentes que aconteceu 15 dias antes, em Atibaia/SP. Dirigentes que estiveram nos dois encontros, comentaram sobre os novos projetos e convidaram todas para participarem das novas iniciativas.

 

A liturgia do dia trazia o evangelho do filho pródigo e do Pai misericordioso; o sacerdote celebrante, Pe. Eduardo Guimarães, trouxe na homilia a importância de serem filhas e entenderem que Deus acolhe a todos igualmente. Que os cristãos, e principalmente dirigentes, não podem cair no pecado de agir como o filho mais velho, que é orgulhoso. Além da homilia, Pe. Eduardo falou da importância do encontro e da formação schoenstattiana.

 

Conhecer o passado para construir o presente

 

Na parte da tarde, Barbara Garcia, da cidade de Londrina, resgatou em “Reavivar o perfume lirial”, a história do ideal nacional do ramo e partilhou a missão de ter e viver uma vinculação heroica ao ser “Lírio do Pai, Tabor para o mundo”. Por meio de uma dinâmica de grupo, as meninas fomentaram discussões e chegaram a pontos práticos para viver o ideal na concretização dos elementos: Filialidade, Pureza e Missão.

 

Mais tarde, a vivência reafirmou o perfume mariano com a temática “Hinéni” – nome do Encontro Internacional da Jufem, de janeiro, na Costa Rica. O ‘sim’ de prontidão mais elevada de Maria deve inspirar o caminhar da juventude schoenstattiana, que busca a santidade na vida diária, a filiação heroica e a confiança cega na Divina Providência. Além do momento com Maria, a Jufem pode vivenciar uma adoração a Jesus Eucarístico.

 

No domingo a Ir. Eliza Maria Silva, através de “Um Novo início no Espírito Santo”, lembrou as meninas que esta é uma “geração chamada a deixar marcas”. Relembrando alguns pontos importantes da história da Jufem Brasil, a assessora do Regional Sudeste comentou sobre a riqueza do material de formação e a importância das dirigentes seguirem as estratégias e metas trazidas no material do ano. Também deixou como “tarefa de casa” a renovação da Coroa RTA e a leitura do livro “Lírio do Pai, guarda e cultiva a herança”, ressaltando que se deve conhecer a história para compreender a realidade.

 

Baseado na liturgia do dia, na missa de domingo, Pe. Eduardo afirmou a importância do trabalho das dirigentes, a relevância da formação para que o trabalho seja de fato frutífero e traçou um paralelo com a figueira do Evangelho. Após o almoço, as dirigentes e futuras dirigentes foram para Uraí/PR, cidade onde viveu a heroína Regina Tokano. A partir de seu ideal pessoal – “Amar pelo servir em Prontidão Filial” –, Regininha tem muito a ensinar e inspirar às dirigentes, por isso, todas visitaram seu túmulo. O envio e último ato do encontro aconteceram na capela histórica, no Colégio Regina Tokano, onde a heroína trabalhou.

 

fonte: schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite