Com José Engling, tocha que arde por Cristo

4 de outubro de 2018 às 12:29 PM

 

 

Inflamados por este lema a Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas) recebeu no Santuário, Tabor Esmagadora da Serpente, a tocha com a qual correram cerca de 140 km até o terreno do futuro Santuário da Mãe e Rainha, em Maringá.

 

 

A “Fackellauf” (Corrida da Tocha) teve início na sexta-feira, 28, após a celebração da Santa Missa que aconteceu às 19h30. A alegria e o entusiasmo impulsionou os jovens e toda a Família de Schoenstatt que acompanhou o momento do envio.

 

 

“Corremos no espírito de José Engling: espírito de entrega, sacrifício, capital de graças e vinculação. Ninguém reclamou de dor, ninguém reclamou de cansaço, não aconteceram tensões na organização. Foi a primeira vez que aconteceu este evento e graças a Deus foi tudo bem”, diz Pe. Júlio Fabiano Rodrigues, Assessor Regional da Juventude Masculina de Schoenstatt.

 

 

Por motivo de segurança os jovens optaram por estradas rurais, isto acrescentou cerca de 40 km no percurso a percorrer. Os desafios do caminho não apagaram o fogo de José Engling aceso nos corações juvenis.

“Por meio de vela e lampião conseguimos conservar a chama que foi acesa em Londrina até Maringá”, diz o Assessor Regional, que também explica a relação deste acontecimento com o início do Jumas na cidade: “Resgatando a história da juventude masculina vimos que teve início com os rapazes que seguiam até Londrina para receber formação, desta forma esta chama veio de Londrina há vinte anos atrás para Maringá”.

 

 

A “Fackellauf” foi um momento importante para os jovens, mas também para toda Família de Schoenstatt de Maringá que participou da conquista da pira de José Engling. Os ramos contribuíram com os fósforos queimados para o capital de graças. Além da corrida, neste final de semana também aconteceu a ‘Fakelauf missão’ da qual participaram a juventude masculina e feminina.

 

 

Deus é bom e a mãezinha cuidou dos meninos

“O tempo ajudou bastante, só no domingo teve chuva. Chegamos uns 45 minutos adiantados no lugar do almoço, depois de uns instantes começou a chover forte. Vemos que Deus nos ajudou pois no caminho só pegamos garoa e chuva fina”, conta Pe. Júlio.

Durante o trajeto os jovens leram os pedidos que foram enviados para a comissão organizadora e entregaram suas contribuições para o capital de graças nestas intenções.

 

 

Os corredores foram recebidos pela Família de Schoenstatt no terreno do futuro Santuário e mesmo com chuva traziam a tocha acesa e o coração inflamado de muita alegria. “Eles estavam cheios de barro, mas estavam muito felizes. Foram até o lugar onde está demarcado o espaço do Santuário onde pularam e cantaram. A chuva parou um pouco e eles puderam acender a pira com a tocha”, diz Ir. Eliza Maria da Silva.

 

 

Conforme Gabriel Figueiredo, dirigente do ramo em Maringá/PR, informou em entrevista ao Portal Nacional de Schoenstatt, esta corrida tem três motivações:

 

 

– O primeiro é a recordação do centenário de sacrifício de José Engling, nosso Irmão Maior, o ‘Documento de Fundação vivido’. Para toda a Família de Schoenstatt é de grande importância celebrar esse centenário e, mais ainda para nós do Jumas, que o tomamos como modelo e referência.

 

 

– O segundo é o ‘Ano Pe. Kentenich’. Como Jumas Brasil, queremos presentear essa Fackellauf ao Pai e Fundador, dizendo, com nossa atitude, que somos “fogo de seu fogo, alma de sua alma”. Como Kentenich, seremos portadores do Fogo do Cristo Tabor.

 

 

– O Terceiro é a conquista da Pira para o futuro Santuário de Maringá/PR e os 20 anos de fundação do Ramo da Juventude Masculina em Maringá.

 

 

Ir. M. Márcia Silva

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite