Encontro regional reúne casais de 16 cidades

 

Ir. M. Patricia Lemes – Vamos a Nazaré? Com esta pergunta, a Liga de Famílias de Schoenstatt do Regional Paraná foi convidada a participar de uma tarde de encontro na modalidade online neste último sábado, dia 25 de setembro de 2021. Inscreveram-se para este encontro famílias de muitas cidades do Paraná e do estado de São Paulo que estão integradas ao Regional Paraná: Cornélio Procópio, Colombo, Maringá, Curitiba, Ibiporã, Indiana/SP, Guarapuava, Jacarezinho, Jataizinho, Londrina, Paiçandu, Presidente Prudente/SP, Rio Negro, Santa Cruz do Rio Pardo/SP, Sarandi e Sertanópolis.

 

“Vamos a Nazaré” foi uma experiência vivencial sobre o ideal da Liga de Famílias do Brasil – Santuário Vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o mundo. Ir. M. Patricia Lemes, assessora do ramo no Regional Paraná, conduziu as famílias a uma peregrinação espiritual à Terra Santa, mais precisamente à cidade de Nazaré, vinculando este lugar sagrado pela presença da Sagrada Família ao Ideal da Liga. Em Nazaré, as famílias foram acolhidas pelo Frei Bruno Varriano, guardião da Basílica de Nazaré e do Santuário de São José. Em sua mensagem às famílias, Frei Bruno salientou a importância do cultivo da vida familiar, do trabalho, como cooperadores de Deus, à exemplo da Família santa de Nazaré, começando pelas atividades domésticas, pois nosso lar – diz ele – é uma Igreja doméstica. Com os nomes de todos os casais em mãos, prometeu as orações a partir daquele lugar sagrado e deu a bênção para todos os participantes.

 

Na sequência, o Pe. Clodoaldo Kamimura, assessor regional da Liga de Famílias no Paraná, situou as mudanças e transformações sociais que muito influenciaram a família ao longo da história e, mais precisamente, o que está se vivendo com a pandemia. Tudo foi iluminado pelo Ofício das Matinas do Rumo ao Céu nº 181: “Teu Santuário é nossa Nazaré, oculta na noite dos tempos”: os tempos em que vivemos nos pedem para sermos espelhos da Família de Nazaré.

 

 

O casal Alberto e Terezinha Gomig, do Instituto de Famílias de Schoenstatt e assessores da Família de Schoenstatt de Maringá, convidou todos a irem até Schoenstatt-Nazaré, ajudando a conhecer este lugar importante para a Obra de Famílias que há pouco celebrou 50 anos. Não faltou a peregrinação virtual, na qual o casal Patricia e José Antônio Köstner, superiores gerais do Instituto de Famílias, acolheu e surpreendeu a todos com uma rede repleta das fotos das famílias que estavam no Encontro. Foi um descobrir este lugar de graças como o Santuário Nazaré também para as famílias do Brasil.

 

Um testemunho sobre a experiência do Santuário como lugar de abrigo e de transformação foi apresentado por Cássia e Alexandre Ferreira, da Liga de Famílias de Londrina, que, à luz da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, partilharam sua vinculação ao Santuário como fonte de forças para sua vida familiar em meio aos desafios, sofrimentos e apostolado.

 

Às 20h30min as famílias tiveram uma vivência junto ao Santuário Tabor Magnificat, de Curitiba/PR, conduzido pela Liga de Famílias local com sua assessora, Ir. M. Doralice de Souza. Nesta vivência as famílias tiveram uma reflexão muito atualizada sobre a vida familiar e seus desafios à luz dos ensinamentos do Pe. José Kentenich. O interior do Santuário Magnificat se tornou um Santuário Vivo de Famílias. “Vamos a Nazaré? Fomos a Nazaré, somos Nazaré hoje!”

 

Acompanhe o vídeo do Frei Bruno Varriano:

Deixe um comentário