Veja todas as fotos enviadas da coroação pelo Brasil
Mais de 22 mil pessoas coroam a Mãe como “Rainha da Saúde”
Karen Bueno – “Se algumas semanas atrás eu perguntasse a alguém: o que você faria se o mundo parasse? Ele me responderia: ‘Você está louco, o mundo não pode parar’. O mundo parou! Então, agora eu pergunto: o que você está fazendo agora que o mundo parou?”
Com este questionamento, o Pe. Antonio Bracht iniciou sua homilia na Santa Missa de Coroação da Mãe e Rainha de Schoenstatt. Sim, o mundo parou! E, de maneira especial, os schoenstattianos de todos os continentes também pararam nesta quarta-feira, 15 de abril de 2020, colocando-se diante de seus celulares, televisores, computadores, tabletes e as diversas plataformas que a tecnologia oferece, para estarem unidos.
Ao lado do Santuário Lar, ou da imagem da Mãe e Rainha, na segurança de suas casas, mais de 22 mil pessoas seguravam uma coroa na mão e se voltavam com atenção para o Santuário Original de Schoenstatt, na Alemanha. A transmissão ao vivo reuniu poucas pessoas dentro do próprio Santuário, mas, à distância, uma multidão estava vinculada espiritualmente, assistindo e participando.
Por que coroamos?
O Fundador de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, ensinou sua Família a coroar Nossa Senhora nos momentos de dificuldade, para que ela cuide e seja a Rainha de todas as situações complicadas. Por isso, diante do contexto delicado que a humanidade ultrapassa com o coronavírus, a Mãe de Deus foi coroada como “Rainha da Saúde Física e Espiritual” do mundo todo.
O Pe. Emerson Antonio da Silva, da Diocese de Mogi das Cruzes/SP, acompanhou emocionado a coroação e testemunha: “Consagrei a ela o meu diaconato e ela me salvou a vida durante um assalto, justamente no dia do meu aniversário e na véspera da ordenação. Hoje (15 de abril) eu completo 10 meses de padre e, por isso, sei que ela é Mãe e Rainha da Saúde Física e Espiritual do mundo, a Mãe, Rainha e Educadora do meu ministério sacerdotal”. Para o Pe. Emerson, essa coroação “significa nos colocarmos como filhos e súditos dessa Rainha celeste, para que ela possa cuidar de nós, de nossa famílias, da Igreja e do mundo inteiro, como Rainha da Saúde”.
Coroar para transformar
Segundo o Pe. Bracht, Deus “não parou o mundo para voltar a fazê-lo funcionar simplesmente, mas para mudá-lo”. Por isso, “coroar Nossa Senhora é colocar-se à disposição dela para mudar o mundo – este pequeno mundo – para que seja capaz de inventar melhores mundos. [Coroar] É escutar a voz do Ressuscitado que nos diz: vai encontrar os meus irmãos”. (leia a homilia completa)
Neste contexto, o brilho da Páscoa se reflete na coroa, como afirma Lucídio Araújo, de Confins/MG: “O grande ensinamento que esta páscoa entristecida veio nos trazer foi este contágio de esperança. Entender que foi preciso passar por momentos de extrema fragilidade e incompreensão para alcançar a ressurreição. Quando todos nós temos pavor de sepultura, esta páscoa vem nos mostrar que sepultura é apenas um passo necessário para a ressurreição”.
Coroa na mão e o coração no Santuário
No final da celebração, as mãos seguravam as coroas que seriam entregues. “Quero agradecer este momento tão belo. Acompanhei criando um ambiente para renovar e expressar a Aliança de Amor a Nossa Rainha. Deus abençoe”, escreve Dom Roberto Lopes, do Rio de Janeiro/RJ.
Ao longo do último mês, muitas ofertas ao Capital de Graças foram oferecidas, preparando este presente para a Mãe. Não faltou criatividade na confecção estética das coroas: algumas de flores, outras de papel ou metal, coroas desenhadas ou moldadas das mais diversas formas e, em cada uma delas, estava depositado o espírito de entrega e confiança no poder da Rainha. Não eram apenas coroas, eram o próprio coração, os corações unidos pela Aliança.
Com esse gesto, a Família de Schoenstatt renova sua confiança e esperança na Mãe de Deus e presenteia o mundo com um caminho de vitória, pois está convicta de que a MTA, unida a Cristo, é a grande Vencedora de todas as batalhas.
“Mãe, Te coroamos neste Santuário que é teu lar e neste nosso lar que é teu Santuário”, hoje e para sempre.
Veja, abaixo, a reportagem da TV Canção Nova e a transmissão integral da missa de coroação:
Fonte: schoenstatt.org.br