Festa de São José
Kennedy Rocha – No dia 19 de março celebramos a Festa de São José, Patrono da Igreja, e também celebramos o aniversário Onomástico do Padre José Kentenich, Pai e Fundador da Obra Internacional de Schoenstatt.
São José recebeu o maior elogio que um homem poderia receber, ser chamado de “justo”. A dimensão desta palavra ultrapassa o sentido de justiça dos dias de hoje, José era justo segundo o coração de Deus, uma justiça que não era acorrentada às leis e preceitos do seu tempo, mas era natural e espontânea em sua vida e atitude. José foi um exemplo de fé, de esposo e de pai. Nossa amada Igreja tem por ele um grande afeto de filha, já que ele é o Protetor da Sagrada Família e também de toda a Igreja.
Celebrar São José é celebrar o seu sim ao plano de Deus
Celebrar São José, esposo de Maria e pai de Jesus, é celebrar o seu sim ao plano de amor do Pai, que quis contar com a livre colaboração da criatura humana para salvar o homem. A adesão de São José ao plano orgânico de amor do Pai foi fundamental para que a Jesus viesse ao mundo, anunciasse o Reino de Deus e o amor misericordiosos do Pai.
Como toda criatura humana, José também teve medo e insegurança, mas ele confiava no Deus de Israel e quando o Anjo lhe avisou em sonho: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. (…) Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa”. (Mt 1, 20.24)
Na fuga para o Egito novamente José é orientado pelo anjo e confia na vontade de Deus: “Levanta-te toma o menino e sua mãe e foge para o Egito” (Mt 2,13)
O Padre José Kentenich nos ensina sobre essa passagem na vida de São José:
Reflitamos por uns momentos como, em sonho, foi confiada a missão a São José. O que lhe disse o Anjo em sonho? “José, levanta-te, toma o Menino e sua Mãe!” Ele não disse apenas: “Toma o Menino!”, mas: “Toma o Menino e sua Mãe!” (Mt 2, 13.20).
Como São José, também nós ouvimos hoje as palavras: Levanta-te! Não te deites nem descanses, ou: não lhe desejo uma vida de conforto ou de comodidade ou de passar bem neste mundo… Não, o Anjo disse: Levanta-te toma o Menino e sua Mãe! Recebe-a primeiramente, recebe-a em teu próprio coração; depois prepara-lhe um lugar agradável em tua própria família e a seguir nos corações dos outros!” Pe. José Kentenich. Conferência para Casais em Milwaukee/EUA. 16 de novembro de 1958. Disponível no livro: Com Maria ao novo Milênio.
O exemplo do Glorioso São José é urgente para a nossa sociedade tão pobre da figura paterna.
O Padre José Kentenich já havia feito essa constatação há muitos anos atrás e via na figura de São José a imagem do exemplar do Pai, ao ponto de celebrar o seu aniversário onomástico com mais entusiasmo do que o aniversário natalício.
Mas o que significa aniversário onomástico?
O dia do aniversário onomástico, ou apenas o dia do onomástico, é o dia em que se festeja, na Igreja Católica, a memória do santo ou da santa que a pessoa traz o nome. O Padre José Kentenich vivia o seu Onomástico com muita alegria e por toda a sua vida buscava imprimir na família um grande carinho pela pessoa de São José.
Como São José, o Padre José Kentenich também era Pai – para além de Fundador – da Família de Schoenstatt. O Pai e Fundador conseguiu enxergar a sua missão de Pai como um transparente de Deus Pai.
Como São José, o Padre José Kentenich também “levantou-se e tomou o Menino e sua Mãe” e os levou consigo preparando um lugar agradável em seu coração e no seio da Família e nos orientou: “Levem a Imagem da Mãe de Deus e deem-lhe um lugar de honra nos lares. Assim eles se tornarão pequenos Santuários, nos quais a imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma santa terra das famílias e formando santos membros da família…” (Trecho da Carta de Santa Maria)
Como São José, o Padre José Kentenich foi fiel à Mãe de Deus e também à Igreja; ele zelou e cuidou de seus filhos imprimindo o Amor Misericordioso de Deus Pai em seus corações e hoje podemos dizer “Dilexit Ecclesiam”, amou a Igreja.
Como São José, o Padre José Kentenich sofreu perseguições dos “Herodes” do seu tempo (como vemos, por exemplo, no período da Segunda Guerra Mundial), que quiseram lhe calar e retirar o Filho Amado do seu coração.
Celebrar o dia de São José e o Onomástico do Padre José Kentenich é um convite à resgatarmos a figura do Pai em nossa sociedade.
Ao nos vincularmos ao Pai e Fundador vamos aprendendo com ele a resgatar a figura de Deus Pai em nossa vida, em nossa casa e em nossa igreja. O Padre Kentenich vai nos ensinando a assumir a nossa missão de pai, sendo reflexo do Pai Misericordioso, no dia a dia de nossa família, pois o pai (juntamente com a mãe) é o primeiro educador, evangelizador e catequista do seu filho, e esta formação deve ser feita através do amor e da liberdade e não através do medo, como nos ensina São Paulo: “Pais, não deem aos vossos filhos motivo de revolta contra vocês. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor”. (Ef 6,4)
O universo, com alegria, dê glória ao Pai, no Espírito Santo,
em seu esplendor, louve-o por Cristo e com Maria, agora e na eternidade. Amém.
(Rumo ao Céu Ofício de Schoenstatt)
* Kennedy Rocha pertence ao Ramo da Liga de Famílias de Schoenstatt do Santuário Tabor da Liberdade, Confins/MG
Foto: Marilsa e Cleber Lima