No final da Santa Missa de Natal, que teve início às 20h na Capela Mãe de Deus, o Menino Jesus foi solenemente entronizado no novo presépio do Santuário. Cerca de 350 pessoas participaram da celebração.
“Sem Jesus não há Natal. Por isso queremos fazer um movimento acompanhando a última figura do nosso presépio, que é um ícone vivo, que esteve nos acompanhando durante todo o tempo do advento, quando colocamos cada uma das figuras deste presépio do Santuário. Ao colocar a ultima figura, que é Jesus, este pequeno movimento até o presépio seja um movimento interior para que possamos abrir o coração para aquilo que Jesus nos quer pedir e oferecer. Se permitirmos que Jesus nasça em nosso coração e o anunciarmos aos demais então é Natal”, disse Pe. Ivan Simicic, presidente da celebração.
As crianças foram convidadas para acompanhar e entronização do Menino Jesus no presépio. Elas levaram as caixas com a aspiração realizada durante o advento e tocaram sinos para abrir caminho a José e Maria que traziam nas mãos a imagem do Menino Jesus.
“Esta entrada aconteceu de uma maneira muito singela, com a presença das crianças, porque o mais lindo é ver o olhar das crianças, a alegria e empolgamento que eles manifestam pelo nascimento de Jesus”, contou Ir. M. Nelly Mendes, responsável pelo projeto “Vamos à Belém”.
Ela também explica que a motivação apostólica para a realização do projeto foi “buscar a unidade entre todos que frequentam o Santuário Tabor Esmagadora da Serpente e assim preparar as famílias para viver um Natal cristão. Nós oferecemos um lugar para o Menino Jesus junto ao Santuário e o levamos ao coração das pessoas”.
O projeto “Vamos à Belém”, foi anunciado em Setembro, no final da Missa da Aliança, quando aconteceu o sorteio das peças entre a Família de Schoenstatt e colaboradores do Santuário. Durante o advento cada dia uma peça foi entronizada no presépio e isto fez com que muitas pessoas pudessem acompanhar sua construção e conquista. “Parecia que seria um tempo prolongado de aspiração, cada dia a entrada de uma peça no presépio, mas tudo passou tão rápido e creio que todos estavam esperando este momento da entrada do Menino Jesus”, conclui Ir. M. Nelly.
Fotos: Cleber Teixeira Lima, União de Famílias de Schoenstatt