“Abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2, 11).

 

Hoje o presépio do Santuário recebe o Rei Baltazar, ele traz em suas mãos a mirra para presentear ao Menino Jesus. Mas o que uma criança recém-nascida poderia fazer com tal presente? O que significa a mirra?

 

A mirra era utilizada para embalsamar os corpos dos mortos, ela expressa que Jesus assumiu a nossa carne mortal. Outra leitura moral do que seja a mirra é encontrada nos Padres Gregos, que põem o seu significado nas boas obras: “Assim como a mirra preserva da corrupção o corpo dos defuntos, assim também as boas obras conservam Cristo continuamente crucificado na memória do homem, o qual, por sua vez, é conservado no Cristo”, diz um texto atribuído a São João Crisóstomo. “Tu, pois, quando vieres à igreja para rezar a Deus, traz presentes em tuas mãos e dá aos que não têm, pois é enferma a oração quando não munida da virtude das esmolas.”

 

O REI BALTAZAR é uma conquista da AFASLON (Associação da Família de Schoenstatt de Londrina) que tem como propósito procurar ser amável com as pessoas.

 

 

Deixe um comentário