Os sinos existem desde o século V e foram de vasto uso na Idade Média. Na torre da Igreja suas badaladas, através de um toque específico, anunciavam a chegada do bispo, o anúncio das missas e outros fatos como incêndios, falecimentos, nascimentos e até a condenação de escravos à forca.
Na festa do Natal o toque dos sinos anuncia um grande acontecimento: o nascimento do Menino Jesus. Eles indicam a passagem para uma nova vida, pautada nos ensinamentos de Cristo, que vem para salvar a humanidade de seus pecados.
“Bate o sino pequenino, sino de Belém. Já nasceu Deus menino para o nosso bem“.
Este símbolo é utilizado na decoração das árvores e das portas e também é lembrado nas músicas natalinas.
O sino é uma conquista dos colaboradores que trabalham no Santuário que tem como propósito anunciar a boa nova da vinda do Menino Jesus e cuidar de deixar tudo em ordem pelos lugares onde passam.
Neste dia todos que participarem da Santa Missa às 18h e 20h receberão um sino de papel para escrever uma ação apostólica a ser realizada até o Natal. Desta forma todos são chamados a anunciar a chegada do Menino Jesus.
Exemplos de ação apostólica: visitar um conhecido, telefonar para um amigo que não vejo há muito tempo, visitar um enfermo, preparar uma cesta básica para uma família necessitada… Cada um pode refletir e seguir a inspiração de Deus.