Estamos no Ano Pe. Kentenich, ano em que celebramos os 50 anos da volta ao lar eterno do fundador da obra internacional de Schoenstatt. Como família de Schoenstatt queremos contemplar e divulgar a história de vida do nosso Pai e Fundador.
Acompanhe um momento da história do Pe. Kentenich:
Viagens Missionárias
Em 6 de abril de 1945, Pe. Kentenich é libertado de Dachau. Em maio ele regressa a Schoenstatt. Depois de sua libertação, o fundador começou a viajar a outros países, convencido que Nossa Senhora queria glorificar-se em todo o mundo a partir do Santuário. Entre os anos de 1947 a 1951 viajou à África, América do Norte, Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.
Ele visitou 10 vezes o Brasil e nestas viagens missionárias esteve em Londrina três vezes. Em sua primeira visita no 12.04.1947 disse:
“É bom estarmos aqui! Deve ser bom estarmos aqui! Vai ser bom estarmos aqui, porque a Mãe de Deus revela suas glórias e as quer revelar ao mundo!”
No dia 20.04.1947 o Pe. José Kentenich entronizou o quadro da Mãe e Rainha na Igreja matriz, que hoje é a Catedral Metropolitana de Londrina, nesta ocasião ele falou da importância deste ato e disse:
“Encontramos Schoenstatt em cada imagem da Mãe Três Vezes Admirável. Para nós não importa o lugar onde o Santuário surge; para nós é natural que Schoenstatt está ali onde se coloca uma imagem. Já deveríamos ter cuidado que nossa imagem iniciasse uma marcha de vitória.”
No dia 21.04.1948 ele visita pela segunda vez a cidade de Londrina, nesta ocasião, no dia 23.04, ele recebeu a visita do Dr. Kühr, seu companheiro no campo de concentração de Dachau e cofundador da obra das Famílias. No dia 24.04.1948 o Pe. José Kentenich abençoou a pedra fundamental para o futuro Santuário. E no dia seguinte falou sobre a importância deste acontecimento no qual já anuncia a missão do Santuário:
“A Mãe de Deus é o grande sinal no céu, vestida de sol, coroada de doze estrelas. O grande sinal do céu, a Esmagadora da Serpente quer se estabelecer aqui.”
Em 03.07.1949 ele realizou sua terceira visita à Londrina, veio para pregar retiro às Irmãs.
Como gratidão por sua presença na cidade de Londrina e reconhecimento por tudo o que surgiu do Santuário para o bem do município em 2014 o Pe. José Kentenich foi recebeu o título de cidadão honorário post mortem.