Estamos no Ano Pe. Kentenich, ano em que celebramos os 50 anos da volta ao lar eterno do fundador da obra internacional de Schoenstatt. Como família de Schoenstatt queremos contemplar e divulgar a história de vida do nosso Pai e Fundador.

 

Acompanhe um momento da história do Pe. Kentenich:

 

Pe. Kentenich foi nomeado em outubro de 1912, Diretor Espiritual do novo Seminário em Schoenstatt. Colocou-se totalmente, à disposição dos seminaristas, e em sua apresentação no dia 27/10/1912, falou aos alunos: “Eu me coloco inteiramente ao vosso dispor, com tudo o que sou e o que tenho: com o que sei e o que não sei, com todas as minhas capacidades e incapacidades, mas acima de tudo com o meu coração.”

 

A conferência dada pelo Pe. Kentenich em 27/10/1912 aos seminaristas tornou-se o “Documento de Pré-Fundação” de Schoenstatt. Neste dia o fundador falou sobre a formação do homem novo na comunidade, focando em três pontos básicos: a formação de personalidades firmes, livres e sacerdotais; personalidades formadas em comunidade na convivência comunitária; personalidades formadas “sob a proteção de Maria”.

 

Em 19 de abril de 1914, fundou-se, a Congregação Mariana estudantil no Seminário de Schoenstatt. Pe. Kentenich estava preocupado que com o início da 1ª Guerra Mundial os seminaristas fossem convocados aos campos de batalha e tinha medo que eles não conseguissem enfrentar as dificuldades que surgiriam. Por isso se empenhou na fundação desta Congregação para levá-los a um amor genuíno a Nossa Senhora e entregá-los aos cuidados maternos de Maria.

 

No dia 18 de outubro de 1914, na antiga capelinha de São Miguel, junto com os seminaristas Pe. Kentenich convidou a Mãe de Deus a se estabelecer naquele lugar e selaram assim uma Aliança de Amor.

 

Fonte: Pe. José Kentenich – Pai e Educador Carismático.