Realizada há 21 anos por casais da Liga de Famílias de Schoensttat, aconteceu neste último final de semana a promoção da tradicional feijoada. Tão esperada e conhecida pela comunidade, foi nomeada carinhosamente pela Liga como “a melhor feijoada de Londrina”.

 

O trabalho de preparação do prato envolveu muita organização e empenho dos envolvidos e foi separado em etapas, iniciando-se na sexta-feira, estendendo-se ao sábado durante o dia todo e concluído no domingo de manhã, com as entregas.

 

A seleção, cozimento e distribuição dos ingredientes foi cuidadosamente monitorado pelos integrantes da Liga que cuidavam de todas as etapas para que tudo saísse da melhor maneira possível. Assim, as panelas foram numeradas de 1 a 8 e, um dos integrantes anotava em um caderno etapa por etapa do que era colocado e seu tempo de cozimento.

 

Além da atenção no prepararo, o clima de descontração fazia parte deste momento, tornando-o ainda mais agradável e marcado por um fato curioso que aconteceu no sábado.

 

Improvisou-se uma televisão na cozinha para que todos, especialmente os homens, acompanhassem aos jogos da Copa do Mundo, já que, como bons brasileiros que preparavam uma comida típica da nossa culinária, não podia deixar de lado seu outro fascínio: o futebol.

 

E por fim, no domingo bem cedo, por volta das 5h, em um ambiente alegre e de união, onde todos rezaram e cantavam, os casais se reuniram na casa do Movimento para os últimos preparativos e depois se organizaram para a entrega das feijoadas.

 

Num prato que tem como seu ingrediente principal o carinho, o resultado não poderia ter sido diferente: o cheiro se espalhava pela casa do Movimento chamando a atenção de todos que por ali passavam, além de agradar tantos paladares que provaram desta delícia.

 

Débora, LAFS