No último domingo, dia 20 de maio, aconteceu no Santuário da Mãe Rainha a peregrinação do Terço dos Homens da Diocese de Presidente Prudente/SP. Estima-se que aproximadamente 500 homens e cerca de 160 mulheres estiveram presentes.

 

O terço teve como abordagem principal “o protagonismo do homem na igreja”, aprofundando-se especialmente no tema do leigo, de sua atuação dentro da Igreja e também de sua importância a partir do Movimento e do terço.

 

Segundo o Pe. Vandemir, a inserção do homem se faz importante no contexto “do que é ser Igreja”, não apenas em sua forma material de um edifício construído, mas como o corpo místico de Cristo que é muito amplo, já que todos nós somos a Igreja viva.

 

A cerca desta abordagem o Pe. Vandemir faz uma importante reflexão: “se nós dizemos que a Igreja é fraca, é porque todos nós somos fracos, se dizemos que a Igreja é ruim, nós todos somos ruins, porque todos nós somos a Igreja. Nós temos que tomar esse protagonismo de sermos atuantes e sempre olhar positivamente para os acontecimentos e para a realidade”.

 

Ele destaca ainda que devemos olhar a nossa Mãe de Deus como a primeira discípula, missionária e leiga que assumiu essa relação a partir de seu protagonismo na fé e olhá-la como exemplo de intercessora e em seu título de Mãe Rainha. Desta forma também enfatizou a importância do Capital de Graças, onde nós, juntos com a Mãe de Deus podemos contribuir fazendo a nossa parte na Aliança de Amor.

 

Geraldo Martins Pereira, de Presidente Prudente, estava presente no dia e contou um pouco sobre o que o levou a participar do Terço dos Homens, “o que me traz nessa romaria do Santuário da Mãe Rainha é a fé, o amor que temos de vir na casa da Mãe. Não há presente no mundo maior do que estarmos aqui nessa missão, nesta caminhada com Deus. Sem a Mãe Rainha não somos nada… somos apenas uma folha voando. Mas, com Deus e com a Virgem Maria na nossa frente nós estamos seguros e apoiados em suas mãos”.

 

“Encontrar com a Mãe Rainha e por intermédio dela a Jesus Cristo, o nosso Salvador é o que o motiva nesta caminhada”, diz outro integrante da romaria, Jair Junior, da Paróquia São Miguel Arcanjo, também de Presidente Prudente, que participa do terço dos Homens há 2 anos e vem pela segunda vez ao Santuário, sendo que, a primeira foi num importante acontecimento de sua vida: selar a Aliança de Amor com a Mãe Rainha.

 

Dos homens que estavam presentes no terço, 55 já selaram a Aliança de Amor e outros 10 estão à conquista do Santuário Lar em suas casas, importantes passos que acabam por incentivar os demais e fortalecê-los cada vez mais no Movimento.

 

 

Neste mesmo dia, 6 mulheres e 1 criança selaram a Aliança de Amor no Santuário.

 

Débora Schirnev, LAFS

 

 

Deixe um comentário