Encontro de Formação de Liderança da Liga de Mães de Schoenstatt do Regional Paraná em Londrina-PR

22 de Abril de 2017

 

“Rainha Custódia Viva, em Aliança contigo, queremos tornar Cristo presente em todos os lugares; que Ele possa habitar e reinar em nosso coração. E então, de nós se irradiarão bênçãos sem fim!” JK

 

Neste ano Nacional Mariano, Formadoras, Dirigentes e futuras Formadoras e Dirigentes da Liga de Mães de Schoenstatt das cidades do Regional Paraná: Londrina, Cambé, Bandeirantes, Caiabu, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Jacarezinho, Maringá, Pirapozinho, Presidente Prudente, São Pedro do Turvo, Rancho Alegre D’Oeste e Uraí, se uniram para o anual Encontro Regional Paraná de Formação de Liderança, em Londrina, no sábado, dia 22 de abril de 2017, administrado pela nossa assessora regional Irmã Maria Glaucia Couto e com a presença especial do Padre Jorge Pereira da Silva da Cidade de Rancho Alegre d´Oeste, Diopcese de Campo Mourão.

 

O Santuário Tabor Esmagadora da Serpente em Londrina/PR acolheu mais de 100 mães nessa ocasião, e tivemos a graça de que 31 mães  selaram sua Aliança de Amor, duas instituíram e duas coroaram seu Santuário-Lar.

 

Após uma fervorosa acolhida e um delicioso “café da manhã”, onde todas as mães foram recepcionadas, na Casa Tabor de Maria e receberam o crachá, lembrancinhas e o material de estudos, nos dirigimos em peregrinação ao Santuário para um momento de oração, reflexão e benção do Santíssimo Sacramento com o Padre Jorge (que nos acompanhou durante todo o encontro). No inicio da adoração foi mencionado o Ano Nacional Mariano e a comemoração do Jubileu de Vinho da Liga das Mães, em agosto de 2017. Estamos conquistando o novo trono para Jesus Eucarístico: o Sacrário no formato da Custódia, na Capela das Mães em Atibaia.

 

Encerramos a adoração com o canto: Rainha Custódia Viva, em Aliança contigo, queremos tornar Cristo presente, em todos os lugares. Que ele possa habitar e reinar em nosso coração e então de nós irradiarão bênçãos se fim.

 

Voltamos para a Casa Tabor de Maria, no salão, onde tivemos uma abertura solene: Ano Nacional Mariano! 70 anos da primeira visita de nosso Pai Fundador ao Brasil! Ano jubilar da Liga das Mães!

 

O Ano Mariano é um tempo de graças em que somos chamados a celebrar, fazer memória e agradecer os 300 anos de bênçãos em nossa Pátria!

 

FAZEMOS MEMÓRIA daquele momento histórico em que os três pescadores encontraram a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

 

O encontro da Imagem de Aparecida se entrelaça com a história do Brasil, com a nossa tradição, com a nossa cultura e com nossos costumes e crença, por isso FAZER MEMÓRIA de tão grande acontecimento é motivo de júbilo e alegria.

 

Em seguida vimos um vídeo de quando a Nossa Senhora Aparecida foi pescada pelos três pescadores e a entrada solene da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, onde foi recitado um lindíssimo poema em homenagem a Ela. Rezamos a oração Jubilar dos 300 anos de Aparecida que todas nós recebemos em nossa sacolinha.

 

Tivemos também a entrada solene de um quadro do Pai fundador, e foi falado dos 70 anos da primeira visita do Pai e Fundador ao Brasil. “Vim para experimentar aqui as magnificências da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt…”, disse o Pe. José Kentenich em solo brasileiro durante sua primeira visita. (…)

 

Finalizou com um vídeo do Histórico do Pai fundador no Brasil.

 

Em seguida a Irmã M. Glaucia falou da conquista do Sacrário em formato de Custódia da Capela das Mães em Atibaia, e foi entregue um pergaminho para as dirigentes das cidades do Regional Paraná, para que leve para sua cidade, onde todas as mães deverão assinar seu nome completo, para ser levado a Atibaia, onde será colocado na base do Sacrário Custódia da Capela das Mães. “O meu nome vai estar lá onde Jesus é adorado por 24 horas”.

 

Algumas horas se passaram, às 10h50min intervalo de 10min para cafezinho, foi distribuído um saquinho de pipoca doce. “Muita conversa e momentos alegres de partilha”.

 

Às 11h iniciou a palestra com nossa assessora, Irmã Maria Glaucia com o titulo: Estilo Mariano de Vida para dirigente da Liga das Mães.  O Pe. Kentenich, nosso Pai Fundador, acentua de modo especial a força educativa da veneração a Maria e nos ensina: “Educação pronunciadamente mariana gira sempre em torno de duas colunas básicas: vinculação a Maria e atitude mariana”. (Diretrizes do Fundador, p. 31.)

 

Tornar-nos semelhantes à imagem de Maria tem este significado: deixar atuar sobre nós a força do amor que, pela Aliança, nos une a Maria e nos faz sempre mais semelhantes a ela, conquistando atitudes marianas, ou seja, um estilo mariano de vida. (…) Encerrou a palestra dizendo: Devemos despertar em nós a capacidade o querer e a prontidão para um Estilo de Vida e Trabalho Mariano.

 

Após o almoço, que foi na própria Casa Tabor de Maria, no andar de cima, extremamente agradável, um momento de partilha e muito “bate-papo”, voltamos para o salão onde tivemos uma dinâmica animada “BATALHA NAVAL”. Foi uma dinâmica muito agradável e de aprendizado que a Irmã Glaucia aplicou. Uma competição saudável e divertidíssima!

 

E neste clima de amor e alegria, nos dirigimos para a Capela do Santuário Tabor Esmagadora da Serpente que fica do outro lado da rua, onde tivemos a Santa Missa de encerramento do encontro, envio e entrega de lembrancinhas pela nossa querida assessora Irmã Glaucia. Logo em seguida peregrinamos até o Santuário, onde renovamos nossa Aliança de Amor com a Rainha Custódia Viva

 

Com o lema “Rainha Custódia Viva, em Aliança contigo, queremos tornar Cristo presente em todos os lugares; que Ele possa habitar e reinar em nosso coração. E então, de nós se irradiarão bênçãos sem fim!” que vai orientar toda a aspiração deste ano, encerramos nosso Encontro de Formação de Liderança.

 

Que Deus cubra de bênçãos e graças nossa querida Assessora Irmã Maria Glaucia Couto por sua tão grande dedicação e amor para com a Liga das Mães de Londrina e de todo o Regional Paraná!

Por: Neide Figueira Folly

Liga de Mães de Schoenstatt de Londrina/PR

Deixe um comentário