Juventude de Londrina se reúne para mais um Terço Jovem

“Unidos pela Mãe, somos uma só Igreja”.

 

No dia 07 aconteceu mais um Terço Jovem e pela oitava vez a capela do Colégio Mãe de Deus se tornou pequena para tantos jovens. Pela oitava vez se viu jovens amontoados no chão para caber todos os 800 que lá estavam. Pela oitava vez o coro desses jovens tornou-se um, pois “Unidos pela Mãe, somos uma só Igreja”. Pela oitava vez, 800 joelhos se dobraram para adorar Jesus Eucarístico, sendo conduzidos pelo padre Joel Ribeiro Medeiros, coordenador da Ação Evangelizadora e está à frente das Santas Missões Populares

O Terço iniciou com a animação, seguida da entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Depois, nesse tempo do Advento, já preparando a juventude para a vinda de Jesus, foram contemplados os mistérios Gozosos. A condução desses mistérios se deu por integrantes dos ministérios do TJ e eles convidaram os jovens presentes a refletir sobre o “Sim” que Maria deu a Deus no momento da anunciação e o seu espírito de serviçalidade, convidando-os a servir a Deus assim como Ela; também se falou do nascimento de Jesus em seus corações e da apresentação de Jesus no templo ligada ao mandamento de honrar pai e mãe, pois, assim como Maria e José amaram-no, os pais de cada um dos jovens também o amam. Além disso, refletiu-se sobre a perda e encontro de Jesus no templo, fazendo os jovens pensarem nos momentos em que se perdem de Cristo, mas que devem voltar para perto dele.

Ao fim das 50 Ave-Marias, houve um breve teatro cujo tema era o nascimento de Jesus, com jovens nos papeis de reis magos questionando aos jovens sobre qual seria seu presente para Jesus, sucedidos por 2 pessoas representando São José e Maria. Eles tinham o Menino Jesus no colo e entraram ao som de “Noite Feliz”. Após isso, teve o grande momento de adoração ao Santíssimo, conduzido pelo Padre Joel.

Para a alegria da juventude, ocorreu o sorteio de bombons, copos do Terço Jovem e um quadro da Mãe Três Vezes Admirável. Nos momentos finais, foram anunciadas duas novidades: a primeira é que o Terço Jovem se vinculou a Arquidiocese de Londrina, fazendo parte da espiritualidade das Santas Missões Populares Jovem. A segunda é que esse foi o último TJ na capela do Colégio Mãe de Deus, e mostrou-se um vídeo feito em homenagem ao Santuário e as Irmãs de Maria, expressando a gratidão por cederem esse espaço para a realização do evento durante um ano e meio.

A justificativa para a mudança do local é a necessidade de uma estrutura maior, que comporte a presença de mais pessoas. Porém, José Guilherme Mafra, coordenador do Terço Jovem, acredita que, mesmo com essa mudança, os jovens não deixarão de frequentar o Santuário. “A gente fez no Santuário as oito edições do Terço e para os jovens, ele se tornou uma referência do Terço Jovem. A gente quis deixar uma mensagem para eles: não deixem de ir ao Santuário, porque lá é a casa do TJ. E também a mensagem de que o Santuário vai acolhê-los sempre. O Terço foi fundado lá e sempre será a casa do Terço Jovem”, disse José Guilherme.

As mudanças serão postas em prática a partir do ano que vem, com a divulgação do novo local também apenas no próximo ano.

 

Anne Ehlke

Jufem Londrina

Deixe um comentário