Comunidade

Liga dos Enfermos de Schoenstatt

Liga dos Enfermos de Schoenstatt

“A enfermidade e a dor, acolhida com fé, tornar-se-á a porta através da qual se entra no mistério do sofrimento redentor de Jesus, para alcançar juntamente com Ele a paz e a felicidade da sua Ressurreição”. “O cuidado pastoral dos doentes deve haurir a força espiritual necessária para socorrer com eficácia o homem e ajudá-lo a compreender o valor salvífico da sua própria salvação”, palavras do Papa Emérito Bento XVI.

Pe. José Kentenich, fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, profundamente imbuído do valor e sentido da cruz como sinal mais importante da transformação em Cristo, já em 1926 incentivou a formação da Liga dos Enfermos para testemunhar que a doença faz parte do mistério da cruz e por isso, significa força divina.

LIGA DOS ENFERMOS EM LONDRINA

A Liga dos Enfermos em Londrina teve seu início entre 1969 / 1970 com a Irmã Regina Maria, juntamente com algumas integrantes do Ramo das Mães.

OBJETIVOS DA LIGA DOS ENFERMOS

Conscientizar seus membros, que o sofrimento é uma graça de eleição, como participação na vida, na sorte e na missão redentora de Cristo. Aceitar todas as dores e incômodos de sua enfermidade, como meio de santificação própria e fecundidade apostólica.

A LIGA DOS ENFERMOS ABRANGE:

– enfermos temporários, permanentes, idosos e pessoas com deficiência física.

O APOSTOLADO EM BENEFÍCIO DOS ENFERMOS:

Engloba o auxílio prestado aos enfermos seja por visitas, distribuição de livros da espiritualidade de Schoenstatt, folhetos de orientação espiritual, de orações, de evangelização ou aprofundamento nas verdades da fé, como estímulo para uma vida cristã autêntica, oferecendo-lhes orientação pessoal e incentivo na aceitação do sofrimento, pelas contribuições ao Capital de Graças como meio de apostolado.

APOSTOLADO COMO OBRA E SERVIÇO À IGREJA

O cuidador do enfermo deve ser um apóstolo capaz de conduzir o enfermo a crescer a um nível de aceitação e doação, tornando-se ele mesmo um apóstolo, contribuindo assim para o crescimento da Obra de Schoenstatt na Igreja.

ORGANIZAÇÃO

A Liga dos Enfermos, como parte da organização do Movimento Apostólico de Schoenstatt, a exemplo dos outros Ramos, subdivide-se em:

* Peregrinos, Cooperadores ou Membros da Liga dos Enfermos.

DIAS DE FORMAÇÃO

Os enfermos recebem formação espiritual semanal pela visita da Mãe Peregrina, através do cuidador que procura levá-los a aceitar as dores e sofrimentos, como meio de autossantificação e fecundidade apostólica.

Assim, também o enfermo se torna apóstolo, oferecendo com amor tudo à Mãe de Deus, para que ela ofereça a Cristo e por Cristo, a Deus Pai, pela salvação das almas, pela santificação das famílias, pelas vocações sacerdotais e religiosas, pela Igreja etc.

Os enfermos aprendem a viver numa grande intimidade com a Mãe de Deus e com Jesus Eucarístico.

CUIDADO ESPIRITUAL

Os enfermos que podem locomover-se são trazidos para o Santuário por voluntários que se dispõe a buscá-los de carro, para participar da Santa Missa na última 5ª feira de cada mês, às 15h.

Nesta missa mensal, os enfermos e os cuidadores depositam no altar do Santuário, as contribuições ao Capital de Graças que conquistaram durante o mês. No final da Santa Missa, o celebrante dá a bênção individual a cada enfermo. Depois da bênção é realizado o envio da Imagem Peregrina a um enfermo, que permanece com ele até o próximo mês.

Nesta Santa Missa também cada enfermo recebe uma formação espiritual para o próximo mês, com um escrito trazendo a espiritualidade de Schoenstatt e algum acontecimento ou data importante da Igreja para o mês seguinte e a folha para anotar as suas contribuições para o Capital de Graças.

Além do conforto espiritual, as cuidadoras ainda tentam minimizar as dificuldades financeiras dos enfermos, auxiliando-os com cestas de alimentos, remédios, roupas, calçados, ajuda no aluguel, reforma da casa e pagamento de luz e água, quando necessário.

MEIOS PARA MANTER AS DESPESAS DA LIGA DOS ENFERMOS

Provém da arrecadação de alimentos nas Santas Missas celebradas em cada dia 18 no Santuário de Schoenstatt em Londrina e do Bazar de roupas usadas realizado mensalmente na Casa Tabor de Maria (Casa do Movimento), com promoções e contribuição espontânea.

Contato:

Casa Tabor de Maria

Rua Goiás, 857, centro – Londrina

Telefone: (43) 3322-2986

WhatsApp: (43) 9159-2162


© 2020 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite