A terra dos vínculos é a nossa casa

26 de outubro de 2020 às 11:44 AM

(Foto: Cleber Lima)

 

Congresso de Outubro, online, no Regional Paraná

 

Ir. M. Marcia Silva – A Família de Schoenstatt do Regional Paraná se reúne virtualmente, nos dias 23 e 24, para participar do Congresso de Outubro, com transmissão online do Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente, em Londrina.

 

“Deus escreve certo por linhas tortas. Todos os schoenstattianos, todos os que selaram a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha, têm a possibilidade de participar do Congresso de Outubro. Significa que os transmissores do conteúdo serão mais amplos e vamos alcançar mais pessoas, de uma maneira diferente e eficiente”, diz o Pe. Vandemir J. Meister ao se referir à modalidade online do encontro, inédita na realização deste encontro.

 

Conexão Santuário

O primeiro dia inicia com uma peregrinação a todos os Santuários Filiais do regional. Um breve vídeo apresenta os acontecimentos principais que marcaram o ano de 2020 e como cada local se adaptou para manter as celebrações e cultivar a vida em torno do Santuário.

 

A atmosfera de oração marca a primeira noite de encontro. Os congressistas se unem para adorar o Santíssimo Sacramento nos cinco Santuários de Schoenstatt e no terreno do futuro Santuário de Maringá. Cada local conduz um trecho da adoração, com a oração do Hino da Minha Terra.

 

Em todos os locais se repete a mesma afirmação: “Sim, eu conheço esta terra maravilhosa, é o prado de sol no brilho do Tabor, onde nossa Senhora Três Vezes Admirável impera no meio de seus filhos prediletos!” Esta noite de oração se encerra com a bênção do Santíssimo, no Santuário de Schoenstatt de Londrina.

 

 

 

Schoenstatt meu lar

Na abertura do segundo dia os congressistas contemplam as atividades, iniciativas e toda vida que surgiu nos ramos e comunidades da Família de Schoenstatt, durante a pandemia.

 

Com o tema “A Terra dos vínculos é a nossa casa”, o casal Rafael e Vanessa Melquiades, do Instituto de Famílias de Schoenstatt, reflete sobre os desafios do tempo atual e mostra a importância do cultivo dos vínculos familiares.

 

“A missão da família é absurdamente relevante para a construção de um mundo diferente. E é ali, no seio da família, na educação dos filhos, na formação de seu caráter, nos momentos simples do dia a dia, que são carregados de significado, que constroem a memória afetiva dos filhos e fortalecem os vínculos familiares, que devemos ser profundamente fiéis ao nosso chamado”, afirma o casal.

 

Ao refletirem sobre a imagem da casa, eles trazem os pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil e destacam que o lar, a casa, deve ser uma Igreja de portas abertas, um lugar de acolhida em que todos tenham alegria de estar.

 

Para Rafael e Vanessa, o convite para preparar o tema também foi uma oportunidade de aprendizado. “Foi muito bom! Aprendemos muito ao estudarmos aquilo que passamos para a Família de Schoenstatt”, diz o casal. Eles revelam que participam pela primeira vez do Congresso de Outubro e já o fazem numa estreia inusitada, como palestrantes.

 

O homem sem máscaras

No encerramento do Congresso, os participantes assistem a vivência sobre o rosto sem máscaras, preparada pela Juventude de Schoenstatt do Santuário de Cornélio Procópio.

 

A vivência oferece aos congressistas uma reflexão sobre as máscaras sociais, muito presentes na sociedade. Estas máscaras funcionam como personagens, criados para atuar no trabalho, na escola ou nas relações pessoais. “Temos um grande desafio: viver de máscara, mas sem as máscaras”, afirma Pe. Vandemir.

 

A transmissão do Congresso

A transmissão do Congresso de Outubro é um acontecimento inédito, fruto do novo normal da pandemia. “Aprendemos muitas coisas: trabalhar com a tecnologia, trazer pessoas da área de tecnologia e nos adaptarmos. Muitas vezes tentando e falhando, mas é errando que se acerta. Conseguimos transmitir em áudio e imagens aquilo que nos propomos e chegamos até o lar das pessoas com a mensagem do Congresso de Outubro”, conclui Pe. Vandemir.

 

 

Mais fotos

 

 

 

→ O que é o Congresso de Outubro? Clique para saber mais

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite