Dia da Aliança – Mensagem da Presidência Geral

18 de outubro de 2020 às 10:50 AM

 

Mensagem da Presidência Geral da Obra de Schoenstatt para o dia 18 de outubro de 2020

 

Querida Família de Schoenstatt,

 

Neste 18 de outubro, desejamos a vocês, em todo o mundo, muitas bênçãos para este dia da Aliança.

 

Celebramos nosso dia de fundação e renovamos nossa Aliança de Amor com Maria, especialmente unidos ao Santuário Original e a todos os Santuários Filiais no mundo. Este ano, renovamos nossa Aliança de Amor em um contexto muito especial.

 

A pandemia do coronavírus abalou profundamente o mundo inteiro e trouxe sérias consequências para todos, em todos os aspectos da vida: saúde, econômico, social e psicológico. Muitas vezes, nós nos perguntamos o que Deus quer nos dizer com tudo isso e como respondemos a partir da Aliança de Amor. Nos últimos meses, experimentamos novamente o valor dos laços pessoais e aprendemos a cultivá-los, por meio dos novos meios tecnológicos. Descobrimos novamente a importância da família e do lar. Especialmente em nossa vida espiritual, estamos muito mais conscientes da importância do Santuário Lar, da oração em família etc. Também sentimos o desafio de viver nossa Aliança em solidariedade com muitas pessoas que sofrem. Neste sentido, coroamos Maria como Rainha da Saúde Física e Espiritual.

 

O Papa Francisco publicou sua encíclica “Fratelli tutti“, que nos desafia a dar nossa contribuição concreta, por meio da Aliança de Amor e de uma cultura da aliança, à “fraternidade universal e à amizade social” entre todos os povos, culturas, classes e nações. O Papa Francisco fala de uma “pedagogia da fraternidade”.

 

O debate sobre o Pe. Kentenich, que se acendeu no início de julho, despertou um grande interesse em estudar mais intensamente o Fundador – sua pessoa, sua vida e seu carisma – para compreendê-lo mais profundamente e torná-lo mais conhecido. Isto também está no contexto em que renovamos nossa Aliança de Amor neste ano. No âmbito do processo de beatificação, a Diocese de Treves, responsável pela Causa, anunciou a criação de uma nova comissão histórica. Muitas pessoas em nossas comunidades estão estudando estas questões em profundidade, incluindo a Comissão de Mídia – encarregada pela Presidência Internacional – e sua equipe de estudos. Outros historiadores também fora de Schoenstatt estão investigando a história de nosso fundador.

 

A Presidência Internacional, que se reuniu há alguns dias para sua conferência anual em Josef Kentenich-Hof, em Hillscheid, criou um Grupo Internacional de Pesquisa para tratar cientificamente dessas questões. Pe. Alejandro Blanco, secretário geral da União Internacional de Sacerdotes de Schoenstatt, coordena essa equipe interdisciplinar de pesquisa, que inclui homens e mulheres de diferentes comunidades e países.

 

O postulador da Causa do Pe. Kentenich, o Pe. Eduardo Aguirre, já pôde trabalhar durante três semanas nos arquivos da Congregação para a Doutrina da Fé, para ver e estudar os documentos do Santo Ofício daquela época, que foram disponibilizados recentemente, para o período até o ano de 1958. Ainda vai levar algum tempo até que esses documentos possam ser avaliados adequadamente. Em todo caso, nada foi encontrado, até agora, que ponha em dúvida nossa convicção sobre a pessoa, a vida e a missão do Padre Kentenich.

 

Portanto, desejamos a todos uma feliz e frutífera celebração do 18 de outubro. Que a Aliança de Amor se torne cada vez mais uma fonte de vida e missão para um Schoenstatt em saída, para um mundo no qual todos nós vivemos, como irmãos e irmãs, em uma grande Família.

 

Em nome da Presidência Internacional,
Pe. Juan Pablo Catoggio

 

Fonte: schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2020 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite