Posicionamento da Irmãs de Maria

5 de julho de 2020 às 10:25 AM

 

Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt

Posicionamento em relação às acusações de abuso contra o Pe. José Kentenich

 

A Presidência Internacional da Obra de Schoenstatt já se posicionou frente às acusações contra o P. José Kentenich, publicadas primeiro em um artigo de Alexandra von Teuffenbach no semanal “Die Tagespost” de 2 de julho de 2020 e em subsequentes notícias de imprensa publicadas no mundo inteiro. (ver)

 

Como Irmãs de Maria de Schoenstatt colaboramos na elaboração desse Posicionamento, neste grêmio federativo da Obra Internacional de Schoenstatt. Visto que as acusações contra o P. Kentenich dizem, sobretudo, respeito à nossa comunidade, é nosso desejo confirmar decididamente as afirmações contidas na declaração conjunta.

 

O conteúdo e o estilo das afirmações da Dra von Teuffenbach nos feriram e nós as rejeitamos claramente. O que a autora reproduz segundo a visão do então visitador P. Tromp SJ não corresponde, de nenhum modo, ao que marcou definitivamente a nossa história, à forma como vivenciamos nossa comunidade e ao que aspiramos.

 

As sucessivas gerações de nossa comunidade vivenciaram o Fundador como personalidade autêntica e credível. Ele seguiu desde o início de sua atuação o objetivo de contribuir para a formação de personalidades interiormente firmes e livres. Não por último graças às suas experiências no Campo de Concentração de Dachau, José Kentenich possuía uma extrema sensibilidade para o valioso bem da dignidade e liberdade da pessoa humana.

 

O fato de, no período da visitação, terem havido acusações contra o Padre Kentenich vindas das fileiras da própria comunidade e de estas se referirem à sua posição de Fundador e Pai espiritual faz parte do conhecimento geral de nossa história. Tendo todos os decretos contra ele sido abolidos, e tendo ele podido retomar a sua atividade de Fundador durante os três últimos anos de sua vida, não existe motivo para presumir acusações contra a sua integridade moral, ainda não contestadas.

 

As antigas acusações que a senhora von Teuffenbach apresenta de novo enquadram-se hoje em um clima social no qual se reage, com razão, com extrema sensibilidade a todo o tipo de abuso. Corresponde inteiramente ao nosso interesse aproximar-nos o mais possível da verdade histórica. Naturalmente, faz parte desse processo procurarmos responder o melhor que sabemos a perguntas abertas. Parece-nos importante dar não apenas uma resposta defensiva pontual, mas explicar também os cenários de fundo e os contextos. Este tipo de compreensão inclui também uma consideração global do projeto espiritual e pastoral de José Kentenich.

 

No interesse de uma elaboração, também científica, da história de Schoenstatt e de nosso Instituto consideramos importante ter em conta, na medida possível, todos os aspectos dos acontecimentos da época em questão. Estamos dispostas a dar a nossa contribuição neste sentido.

 

 

 

Monte Schoenstatt, 4 de julho de 2020

 

Em PDF

 

Fonte: schoenstatt.org.br

 

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite