Solenidade da Ascensão do Senhor

24 de maio de 2020 às 11:28 AM

“Ide, pois, e ensinai a todas as nações…”

 

Pe. Francisco José Lemes Gonçalves – Na quinta e na sexta semana deste período pascal, a liturgia da Palavra, especialmente o evangelho, nos prepara para a Solenidade deste domingo, com as palavras de Jesus na Última Ceia. O contexto revela o momento em que Jesus se despede, pois sua hora já se aproxima. Mas, também, dirige palavras de conforto, ânimo, esperança e a promessa do Espírito Santo que os ajudará a compreender o que por hora não estavam compreendendo.

 

Parece estranho?! Não. Jesus agora volta para o Pai, mas continua entre nós por meio dos sacramentos, especialmente a Eucaristia. A Igreja é a sua permanente presença no mundo, por meio dos que nele creem e pelo anúncio, ao mundo, da Boa Nova!

 

Jesus sobe aos céus, está “sentado à direita do Pai”, como reza o Creio, unido ao amor e, em estreitos laços de amor, nos enviará o Espírito Santo, que nos dará coragem e ânimo para anunciar e ir pelo mundo. Este foi o mandato aos apóstolos, seus sucessores, e é também a missão deixada para todos os cristãos batizados.

 

Encontraremos dificuldades? Sim! Os apóstolos de ontem e hoje as encontram. Mas, antes de subir ao céu, Jesus fez-nos uma promessa: “(…) Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”, por isso, não devemos ter medo diante dos desafios de anunciar o Evangelho. Quem garante a eficácia da missão é Jesus e seu Espírito. Somos e devemos ser bons instrumentos por meio dos quais a mensagem da alegria chegará a muitos corações que ainda não o conhecem.

 

Começamos a Novena do Espírito Santo e o fazemos com Maria, especialmente em nossos Santuários de Schoenstatt, que se tornam “pequenos cenáculos”. Espiritualmente (não ainda presencial, devido às normas de segurança sanitária) com Maria nos preparamos, na oração e na comunhão de corações, implorando o Espírito Santo para que renove o mundo e lhe traga a cura desta pandemia. No vento impetuoso que vem, afaste de nós os males desta pandemia e nas línguas de fogo nos inflame na missão!

 

Com nosso Pai Fundador, rezemos:

“O sol se encaminha para o repouso e nos convida a olhar o Cenáculo.
Ali imploraste para a Igreja o Espírito que a libertou das aflições da mediocridade,
Que a introduziu nos ensinamentos de Cristo
E nela avivou o espírito de apóstolo e de mártir.
Assim queres atuar em nosso Santuário, fortalecendo em nós, fracos, o olhar da fé,
Para contemplarmos a vida com o olhar de Deus
E caminharmos sempre à luz do céu”
(Rumo ao Céu, 211-213)

 

Leituras deste domingo da Ascensão do Senhor
24 de maio de 2020

1ª Leitura – At 1, 1-11
Salmo – Sl 46, 2-3.6-7.8-9
2ª Leitura – Ef 1, 17-23
Evangelho – Mt 28, 16-20

 

Fonte: schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite