Primeiro aniversário do programa “Em Aliança com Maria”

20 de maio de 2020 às 9:50 AM

 

 

“Está no ar o programa que te leva espiritualmente ao Santuário”

 

Karen Bueno – Todos os meses, seja em casa, no trabalho, na academia ou no trânsito, é possível “viajar” espiritualmente ao Santuário de Schoenstatt e renovar a Aliança de Amor. Essa visita espiritual acontece com o programa “Em Aliança com Maria”, produzido mensalmente, há um ano, pela Ir. M. Marcia Silva.

 

Neste dia 18 de maio de 2020 o programa completa seu primeiro aniversário, trazendo um alcance público que abrange várias cidades do país e também outros países. A Ir. M. Marcia atualmente conclui sua graduação em Jornalismo e pesquisou as novas tendências da comunicação para produzir o programa. Ela também é assessora da Campanha da Mãe Peregrina no regional Paraná e vive em Londrina/PR.

 

Todo dia 18, dia da Aliança de Amor, os meios de comunicação de Schoenstatt e outras rádios no Brasil compartilham o conteúdo produzido. Veja abaixo a entrevista com a Ir. M. Marcia sobre este primeiro ano de atividades:

 

Como surgiu a ideia de criar este programa mensal?

A ideia surgiu no ano passado, durante o período de estágio que eu realizei na comunicação nacional de Schoenstatt, junto com a Ir. M. Nilza. Foi uma ocasião em que nós conversamos bastante sobre as necessidades que temos com a comunicação do Movimento, sobre como levar e tornar mais conhecida a nossa espiritualidade, a Aliança de Amor, a riqueza que nós temos no Santuário, tornar isso mais acessível às pessoas. Conversamos sobre aquilo que é necessário e também sobre as novas tendências. Hoje, o tempo das pessoas é muito corrido e, muitas vezes, não podem parar e ler um texto. E o áudio é algo que está muito em alta, porque é prático: a pessoa pode escutar enquanto dirige, enquanto faz um exercício na academia… ou seja, fazendo outras atividades, pode ouvir e receber formação dessa espiritualidade.

 

O programa foi algo que brotou do Espírito Santo, porque não tínhamos planejado algo a respeito mas, na conversa, surgiu essa iniciativa: “E se a gente fizesse um programa de rádio para os dias 18?” Começamos, depois, a sonhar mais alto sobre outras programações, mas, por enquanto, realizamos aquilo que está acessível à nossa realidade e às tarefas que temos.

 

Pensamos num programa para as pessoas ouvirem e se transportarem espiritualmente ao Santuário e renovarmos juntos a Aliança de Amor. E daí fizemos uma pesquisa, fomos ver como funciona a questão do áudio na sociedade e descobrimos que as pessoas realmente escutam muito áudio. Ele alcança mais de 90% da nossa população brasileira, seja pelo rádio, que é o meio mais comum, ou pela internet, que está transformando a nossa comunicação. E os estudo mostram que as pessoas ficam mais de 4 horas diárias ouvindo áudios, sejam músicas ou notícias – e, por que não, ouvir sobre a espiritualidade de Schoenstatt?

 

 

 

Qual o objetivo do programa “Em Aliança com Maria”?

O programa surge com o objetivo de propagar a cultura da Aliança de Amor e proporcionar essa renovação mensal dos dias 18, levar as pessoas ao Santuário para que possam, ali, diante da imagem da Mãe, espiritualmente, renovar sua Aliança de Amor. E ele é pensado para a Família de Schoenstatt, mas também para todos os peregrinos e todos os que possam ter interesse em conhecer essa espiritualidade.

 

Como tem sido sua experiência com as gravações? E a interação das pessoas?

Foi um processo que aos pouco – e ainda estou nesse processo – vou aprendendo. Porque produzir um programa não significa só gravar, colocar umas músicas e está pronto. Foi preciso descobrir e aprender a mexer com softwares de edição (ainda estou aprendendo todos os recursos disponíveis). Foi preciso também descobrir um aparelho que pudesse melhorar a qualidade do áudio. A gente não trabalha com a qualidade de uma rádio, mas precisávamos de um gravador que trouxesse um som mais limpo e claro. Então foi preciso investimento nesses dois meios: do conhecimento e técnico, para melhorar a edição do áudio. Quando você ouve os primeiros programas, vê que eles foram gravados com muita boa vontade, mas sem os recursos necessários. A primeira vez gravamos com celular, a segunda vez no computador e fomos fazendo experiências até conseguir melhorar essa qualidade do áudio, que é muito importante quando se fala de podcast.

 

Depois, a cada programa nós pensamos: o que temos de importante neste mês em Schoenstatt? Qual a riqueza que nós temos e que podemos compartilhar? E cada vez surge uma riqueza muito grande, tanto no que diz respeito ao tempo litúrgico, como à própria história do Movimento, do Santuário, ou a situação atual que nós vivemos, como agora com essa pandemia e o isolamento. Então, cada vez acontece uma experiência única. Buscamos, também, que essa renovação da Aliança de Amor traga aos ouvintes uma aproximação com o Santuário e uma mensagem que eles possam levar para sua vida no decorrer do mês. Sempre levamos uma mensagem ou um ensinamento do Pe. Kentenich para o tempo que estamos vivendo. E tenho recebido muitos ecos positivos das pessoas.

 

A interação foi muito positiva, tem algumas pessoa que me escrevem, quando sai o programa, e agradecem, falam que era a mensagem que precisavam ouvir naquele momento. Outros se surpreendem ao descobrir que o programa existe. É sempre uma alegria ver como as pessoas têm acolhido bem. No Soudcloud é possível medir a audiência, o Brasil, claro, é o maior público, mas há também ouvintes do Japão, da Indonésia, Alemanha e de outros países.

 

Países que mais ouvem o programa no SoundCloud:

 

Neste primeiro ano de trabalho, qual é a repercussão do programa?

É uma alegria ver este primeiro ano de trabalho; no meu pensar, é uma contribuição, colocando um pouco do meu conhecimento, daquilo que eu gosto de fazer, a serviço da Mãe de Deus. É pouco, porque não sei muito, mas é tudo o que eu sei. Tenho a alegria de ver que, neste primeiro ano, o programa foi mais longe do que eu poderia imaginar. Quando nós divulgamos a proposta entre o grupo de comunicadores de Schoenstatt, alguns levaram isso para as suas cidades e temos hoje seis rádios que retransmitem esse programa mensalmente, dentro da programação da rádio, então ficamos a imaginar quantas pessoas são alcançadas. Tem rádios em São Paulo/SP, Araraquara/SP, Brasília/DF, Anápolis/GO, Quixadá/CE, Tubarão/SC e Boa Vista/RR que estão retransmitindo o nosso programa. Recentemente recebemos de uma rádio a chamada que eles fizeram divulgando o programa. É algo que eu nunca poderia imaginar, mas que está dentro dos planos de Deus, é um meio que a Mãe tem utilizado para chegar a mais pessoas. No site onde postamos o programa, indica que ele é ouvido mais de 13 mil vezes. São muitas pessoas tanto na plataforma como nas rádios.

 

E quais são as novidades?

Fico feliz de ser instrumento da Mãe de Deus para que ela chegue a mais pessoas. Ao celebrar este primeiro aniversário, me questionei muito sobre o que poderíamos levar de novidades aos ouvintes. As pessoas às vezes têm curiosidade sobre Schoenstatt, mesmo aqueles que pertencem ao Movimento. Às vezes vamos ao Santuário e lá ouvimos uma palavra, vemos um símbolo que não conhecemos e aquilo não fica muito claro. Foi então que pensei no novo quadro do programa, o “Schoenstatt Quiz”. Nele vamos trazer a cada mês uma pergunta e, para interagir com as pessoas, colocamos a pergunta à disposição para saber o que elas sabem sobre o tema. Então, no dia 18, levamos uma pessoa para esclarecer aquela pergunta e o tema específico. É uma maneira de reunir conhecimento e também de interagir com os ouvintes do programa. Foi com esse objetivo que surgiu esse novo quadro. Fico feliz e agradeço a todos os que acompanham e incentivam. É uma alegria ajudar a Mãe a chegar a tantos lares e corações, a levar essas pessoas ao Santuário, especialmente agora que muitos não podem ir pessoalmente, mas se transportam espiritualmente conosco.

 

Cidades que mais ouvem o programa no SoundCloud:

 

Como ouvir ou receber o programa?

– Todo dia 18 ele é publicado aqui, no portal nacional de Schoenstatt, também nas redes sociais do Movimento. Aqueles que desejam podem acessar o SoundCloud (clique aqui), ou ingressar no grupo do WhatsApp específico para o programa (este grupo é exclusivo para divulgação mensal do programa e é fechado, de modo que só o administrador pode postar, dessa forma não fica carregado de informações). Para entrar no grupo de WhatsApp clique aqui.

 

 

Clique para ouvir os programas anteriores:

 

⇒ Maio de 2019

⇒ Junho de 2019

⇒ Julho de 2019

⇒ Agosto de 2019

⇒ Setembro de 2019

⇒ Outubro de 2019

⇒ Novembro de 2019

⇒ Dezembro de 2019

⇒ Janeiro de 2020

⇒ Fevereiro de 2020

⇒ Março de 2020

⇒ Abril de 2020

⇒ Maio de 2020

 

Fonte: schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite