Como o Santuário pode ajudar a educar os filhos, netos e alunos? (1ª parte)

4 de janeiro de 2020 às 3:20 PM

Em preparação para os 70 anos do Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, em Londrina/PR, a equipe central do jubileu promoveu uma palestra na qual aprofundaram na importância do Santuário na educação dos filhos, netos e alunos. Esta palestra será apresentada aqui em quatro etapas.

 

“Como o Santuário pode me ajudar a educar meus filhos, netos e alunos?”

 

Família Pieralise – Educar…Vamos ser bem sinceros: como é difícil educar hoje! Um verdadeiro desafio!

E educar é uma “missão”, parece às vezes uma “missão impossível”… Lembra-se do filme: “A Missão”? Não confunda com “Missão Impossível”. Trata da história dos Missionários Jesuítas em um determinado povoado na América Latina. Neste filme há uma cena muito tocante quando o Pe. Gabriel sobe a Cachoeira, enfrentando uma dificuldade enorme para poder realizar sua missão.

Podemos dizer que “educar é subir a cachoeira” e o Santuário é o lugar onde encontro forças, graças, bênçãos, para fazer esta subida! O Santuário é o lugar onde encontro forças, graças e bênçãos para esta missão de educar!

O Santuário é lugar de restauração.

E nesta missão muitas e muitas vezes nos sentimos tão impotentes, quebrados, em pedaços, um caco e vemos que nossos filhos, netos e alunos também se encontram muitas e muitas vezes nesta mesma situação: em pedaços, um caco!!!

O Ideal está tão longe. Um sentimento de fracasso, de desesperança, invade nossa alma.
E por falar em restauração, lembramos da linda da Mãe Aparecida, que fica no Santuário Nacional de Aparecida, ela foi quebrada em mais de 200 pedaços, quando um jovem tentou roubá-la em 16 de maio de 1978.
Ao verem a imagem em pedaços, muitos diziam que não tinha mais jeito. A restauração parecia impossível, mas a mulher que a restaurou e que cuida da imagem até hoje, a Sra. Maria Helena Chartuni, escreveu um livro no qual conta sobre a restauração da imagem, que precisou de uma cola especial, mas também como Maria restaurou a vida dela.

O Santuário é este lugar de nossa restauração, onde Nossa Mãe Três Vezes Admirável toca com carinho cada pedaço destruído de nossa história e une nossa vida com uma cola muito, muito especial, a “cola da Misericórdia”. 

 

O Santuário é o lugar onde Maria nos restaura – a nós e nossos filhos/netos/alunos, é onde fazemos de nossos cacos uma linda coroa para nossa Rainha Educadora!

 

Vale a pena recordar estas palavras do Padre José Kentenich:

 

“Ela cuidou que, apesar de constantes fracassos, tivéssemos a coragem de, sempre de novo, estender as mãos às estrelas …” (Segundo Documento de Fundação, 11)

 

“A Ela devemos a grande graça que todos os rochedos que pareciam aniquilar-nos, transformaram-se em poderosa escada e nos conduziram com segurança para o alto, para Deus, para o mundo de nossa missão e tarefa” (Segundo Documento de Fundação, 15)

 

Quantos rochedos enfrentamos nesta missão de educar, que parece tantas vezes que vão nos aniquilar? A Mãe de Deus nos ajuda a sempre levantar e recomeçar!

 

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite