A profunda experiência do Natal

27 de dezembro de 2019 às 11:20 AM

Rita Lopes – O Mistério do Amor de Deus

 

“Ensina-me, Senhor, a procurar-te, e mostra-te quando te procuro. Não posso procurar-te se tu mesmo não me indicas, nem achar-te se tu mesmo não mostras a mim. Que eu te procure desejando-te e anseie por ti procurando-te; que eu te ache amando-te e te ame encontrando-te”. Santo Agostinho

 

Nesta semana em que celebramos o Natal recordamos os sentimentos que envolvem a essência deste acontecimento sublime. O Nascimento de Jesus trouxe ao mundo muitos mistérios, que conduz a uma reflexão, tão necessária para esse momento de recepção ao menino Deus.

Para compreender o real sentido do natal, recentemente o Pe. Deilton Coelho de Souza levou a comunidade a reflexão desse mistério através de um retiro do advento. Em suas palavras destacou-se a profundidade do amor, enfatizando que “Deus é Amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele.” (1Jo 4,16)

Viver esse amor é uma preparação rumo ao Natal. “O Amor enviou o Filho como penhor da Salvação”. Essas palavras de nosso Fundador, Pe. José Kentenich, resumem o mistério da vinda do Salvador. Algumas perguntas motivam a comunidade a experiência do silêncio e reflexão:

“Como tenho experimentado o amor de Deus?”
“O que não me faz reconhecer a presença de Deus na minha vida?”

Deus é amor e o autor da nossa história, o reconhecimento dessa história permite que se tenha conhecimento de quem é esse Deus, permite compreender esse mistério de amor.

A vivência do advento e a vivência desse natal é conceber o nosso natal, nosso nascimento, nosso milagre. Somos milagre de Deus, não deixemos que a ausência de oração e intimidade com Deus nos mantenha longe dessa compreensão.

Em suas profundas reflexões Santo Agostinho revelou: “Tarde te amei, Beleza tão antiga como nova. Tarde te amei. Disforme como era, atirava-se às coisas belas que criaste. Tu estavas comigo, mas eu não estava contigo. Chamaste-me, gritaste, rompeste a minha surdez, brilhaste, refulgiste, venceste a minha cegueira. Emitiste o teu perfume, eu o aspirei e agora anelo por ti. Provei e agora tenho fome e sede de ti. Tocaste-me e agora ardo de desejo da tua paz.”

Mais questões ajudam a silenciar e entrar num momento de intimidade espiritual. São reflexões que ajudam a fazer um exame pessoal e preparar para uma boa confissão:

 

 

“Onde reconheço a Deus na minha vida?”
“Reconheço que sou um milagre de Deus?”
“Reconheço que minha vida é uma história sagrada?”

 

Em oração e com preces particulares, os corações são depositados no presépio: “Vem, Jesus, ó Rei Divino, ao meu pobre coração! Eu te espero com saudade, alegria e gratidão! Se o mundo te rejeita com dureza e rigor, minha alma te acolhe com ternura e amor!”

Que através da grande experiência do Natal, reconhecendo Deus como autor de nossa história possamos viver todos os dias essa reflexão, nos aproximando cada vez mais desse mistério de amor.

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite