Presépio de Schoenstatt vence concurso do Vatican News

25 de dezembro de 2019 às 6:00 PM

O Presépio na Igreja da Adoração

 

 

Vaticano – Com 2.128 “Likes”, o presépio de Schoenstatt, Alemanha, venceu um concurso realizado pelo facebook do Vatican News: O presépio fica na Igreja da adoração, no Monte Schoenstatt, um lugar de peregrinação em Vallendar, às margens do Rio Reno. Todo ano, no Natal, cerca de 10.000 pessoas visitam esse presépio montado pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt.  

 

Notícias do Vaticano (NV): Ir. M. Janika, o que há de especial nesse presépio de 15 metros quadrados?  

 

Ir. M. Janika: Toda a paisagem do presépio parece ser muito real e há muitas coisas para ser ver. O especial também é que, quando alguém visita o presépio, é possível interagir com ele. Por exemplo, tem ali algumas estrelas de papel, os visitantes podem escrever os nomes das pessoas ou suas preocupações e entregá-los para o Menino Jesus, na manjedoura.  

 

NV: Qual é a reação das crianças que visitam o presépio? As imagens são quase maiores do que elas…  

 

Ir. M. Janika: As crianças ficam maravilhadas, porque elas vêem muito de perto as imagens. A gente pode tocá-las, afagá-las… Mas, pode também apenas meditar, diante delas. São os detalhes do presépio que encantam as crianças a elas se expressam: ali elas vêem um sapinho em uma pedra, lá a água que escorre pelo riacho, ovelhas, no outro lugar elas encontram um camelo… Essas coisas impressionam as crianças e elas se divertem muito. 

 

NV: Então, as histórias de Natal, ganham vida…  

 

Ir. M. Janika: Sim.Mas, duas vezes ao dia, nós oferecemos ali uma vivência natalina, na qual as pessoas cantam e rezam e as crianças participam ativamente: Elas podem se vestir como Maria e José, como pastores, como reis. Elas caminham pela igreja, fazem coreografias para as canções e os textos.

   

10 minutos no presépio com as Irmãs de Maria de Schoenstatt

 

 

NV: É preciso se inscrever para participar? Ou pode simplesmente chegar e fazer parte?  

 

Ir. M. Janika: Não é necessário se inscrever. O presépio está aberto todos os dias, até 6 de janeiro. As vivências acontecem às 15 e às 16 horas, na véspera de Ano Novo apenas às 15 horas. Quando as pessoas chegam, as crianças se reúnem no fundo da igreja e ali podem escolher as roupas, conforme o símbolo que querem representar. Quando tudo termina, há ainda a possibilidade de ficar mais um pouco e tomar um lanche na cafeteria, próximo à Igreja.

 

“Quando a gente oferece

uma vivência positiva de fé para as pessoas,

nós somos os mais presenteados”

 

NV: Por que você está pessoalmente envolvida nessa vivência dos presépios e com as Irmãs de Maria de Schoenstatt?  

 

Ir. M. Janika: Há 25 anos, entrei no Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt. Naquela época, a espiritualidade de Schoenstatt me atraiu muito: a vinculação com Maria e a missão que temos para o mundo. Quando há esses eventos, a gente pode, de modo especial, dar às pessoas uma vivência agradável, uma vivência positiva de fé. Nós, Irmãs, costumamos dizer isso, quando, à noite, compartilhamos umas com as outras o que vivenciamos no presépio. As pessoas conversam conosco, contam suas preocupações – até mesmo as graças alcançadas. Eles dizem: “No ano passado, chegamos aqui com um pedido – e ele foi atendido.” Isso é um presente para nós, fortalece a minha vida de fé.  

 

As celebrações e vivências natalinas, em Schoenstatt, são organizadas e acompanhadas por 120 Irmãs de Maria de Schoenstatt, de aproximadamente 10 países, que vivem nesse Centro de Peregrinação em Schoenstatt.

 

Entrevista realizada por Ines Schaberger (Notícias do Vaticano)

 

Fonte: schoenstatt.org.br

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite