15 minutos com Maria

18 de novembro de 2019 às 11:33 AM

Preparação espiritual para o jubileu de 70 anos do Santuário

 

Família Pieralisse – Neste mês vamos refletir sobre “o Padre José Kentenich e o Santuário de Londrina”. O Pe. Kentenich esteve em Londrina e abençoou a pedra fundamental de nosso Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente. Vamos viajar no tempo e conhecer um pouco da História.

 

Entre os anos de 1947 a 1952, o Pe. José Kentenich visitou o Brasil por dez vezes. Aqui em Londrina ele esteve três vezes:

• Em abril de 1947
• Em abril de 1948
• Em julho e agosto de 1949

 

Como era Londrina naquela época? Sem dúvida, uma cidade bem diferente da grande metrópole que vemos hoje.

 

 

 

Observem na foto a fachada do Colégio Mãe de Deus, a cerca, o portão, a rua sem asfalto, a calçada, o carro, as crianças com pé no chão…

 

Queremos destacar o acontecimento do dia 25 de abril de 1948:
Às 18h (hora da Ave-Maria), o Pe. José Kentenich abençoou a pedra fundamental do nosso Santuário. As suas palavras de pai, educador e profeta naquele dia são uma grande herança para todos nós, e que merecem nossa leitura atenta, nosso estudo, nossa meditação, nossa oração. No Santuário, perto da pia de água benta tem uma placa com essas palavras, que pré-anuncia a missão deste Santuário.

 

“O grande sinal no céu, a Esmagadora da serpente, quer estabelecer-se aqui para cuidar e lutar que o demônio seja derrotado e Cristo reine e triunfe em toda parte: em cada alma individualmente, nas famílias e na alma do povo!”

Mas naquele dia o Pe. Kentenich também fez perguntas, esclarecimentos, propôs um desafio e falou das promessas da Mãe de Deus.

 

Vamos começar com algumas perguntas de nosso Pai e Educador:

Podemos imaginar-nos tarefa maior do que a de atrair a Mãe de Deus para cá, como a Esmagadora da serpente?

Outros podem travar grande lutas, conquistar fama. No entanto, se nós virmos e entendermos bem a tarefa de hoje e a cumprirmos, teremos interferido muito mais no mecanismo do tempo. Sim, grande e feliz é quem consagra sua vida a uma grande tarefa! E esta é uma grande tarefa… atrair a Mãe de Deus para cá como a Esmagadora da serpente!

Outras perguntas de nosso Pai e Fundador:
(…) Por que Deus nos escolheu para esta tarefa?
(…) Dependerá realmente de nós, que ela se estabeleça aqui?
(…) O destino de milhões de homens será mesmo colocado em nossas mãos, por séculos?

 

Estas perguntas podem dar um “frio na barriga” e nos fazem pensar:
Depende de nós a Mãe de Deus estabelecer-se aqui… depende de nós o destino de milhões de homens! O próprio Pe. Kentenich esclarece o porquê Deus nos escolheu para esta tarefa. Sabem porquê?
É porque Deus escolhe os pequenos deste mundo, os quase tão insignificantes como aquela pequena pedra fundamental.

Neste dia o Pe. José Kentenich esclarece que a “Mãe de Deus quer estabelecer-se aqui, como Mãe Três Vezes Admirável, e formar exército de batalha, para levá-lo às lutas”. E ele destaca a importância do Santuário:

– aqui Nossa Senhora interfere na história do mundo;
– aqui jorra uma extraordinária torrente de vida, de amor e de bênçãos;
– este Santuário terá importância muito grande na luta destes povos contra o demônio e seu reino;
– este Santuário terá grande importância através de séculos.

 

Mas para tudo isto, para a Mãe de Deus se estabelecer aqui, há uma condição: o Capital de Graças!

O Pe. José Kentenich nos dá alguns exemplos em como podemos encher as talhas do Capital de Graças:

• permanecendo fiéis às leis do matrimônio
• resistindo aos gozos e prazeres do tempo atual
• consagrando toda a nossa força à família
• colocando nas mãos da Mãe de Deus todos os sacrifícios que fazemos
• vencendo uma tentação
• dominando uma paixão
• em pequenas coisas, em pequenas vitórias

 

Pe. Kentenich nos propõe um desafio

“Podemos escolher (…) De nós todos, depende se a Mãe de Deus se estabelece aqui e distribui grandes graças. Escolhei! Como será esta escolha? O futuro o mostrará”.

 

Percebem que quando fala do “depender”, o Pe. Kentenich usa o “nós”, ele se inclui. Mas, na hora do “escolher”, ele usa o “vós”. Porquê? Porque ele já escolheu!!! E nestes 70 anos, quantos irmãos e irmãs nossas também escolheram…

E nós? Nós também podemos dizer, viver e testemunhar: “Escolhemos!” Sim, vamos provar pela ação que amamos a Mãe de Deus! Vamos nos esforçar para penetrar e crescer sempre mais, em Deus! Que toda divisão, mentira, ódio e indiferença não tenha lugar em nosso coração! Vamos ajudar a Mãe e Rainha, vamos mostrar nossa boa vontade para com Ela!

 

No 25 de abril de 1948, o Pe. Kentenich também nos fala das Promessas da Mãe de Deus.

E nesta Aliança de Amor, nesta troca de corações e também de desamparo e desvalimento, nosso Pai e Fundador nos ensina que Nossa Senhora caminha conosco, está sempre ao nosso lado, é nossa Companheira de Caminhada. É como se Ela mesmo dissesse para cada um de nós:

“Trazei-me contribuições para o Capital de Graças e satisfarei todos os vossos desejos.
Não somente ajudarei a educar vossos filhos, mas também estarei à disposição em todos os vossos cuidados e necessidades terrestres e econômicas. Ofereço-vos meu auxílio, de acordo com a grande lei: ‘Procurai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e tudo mais vos será dado de acréscimo’ (Mt 6,24).
Se for para o vosso bem, vos dará: saúde, bens e meios econômicos de que necessitais para levardes vida santa aqui na terra. Eu vos darei tudo, se me trouxerdes contribuições para o Capital de Graças”.

 

Que as palavras do Pe. José Kentenich na benção da pedra fundamental do nosso Santuário:

 

• nos anime a cada dia 18 trazer as mãos cheias de Capital de Graças para oferecer no Santuário à Esmagadora da Serpente…

• nos ensine a cada dia 18, humildemente, chegar de mãos abertas para receber as graças que tanto precisamos, para receber as forças e a coragem de vencer os desafios, superar os problemas, suportar as contrariedades.

 

Não estamos sozinhos: a Esmagadora da Serpente está conosco!!! A Esmagadora da Serpente não está sozinha: nós estamos com ela!!! E que em nosso Santuário Ela esmague a serpente, cuide e lute para que o demônio seja derrotado e que Cristo reine e triunfe em toda parte: em cada alma individualmente, nas famílias e na alma do povo!

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite