Nossa tarefa de verdadeiros cristãos diante dos pobres

18 de novembro de 2019 às 11:37 AM

A Igreja Católica celebra pela terceira vez o Dia Mundial dos Pobres

 

Mariane Teles – Instituído pelo Papa Francisco em 2017, como fruto do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Dia Mundial dos Pobres passa a ser celebrado no domingo anterior a festa de Cristo Rei. Neste ano, somos convidados a refletir sobre nossa responsabilidade diante da pobreza em que se encontram homens, mulheres, jovens e crianças mundo afora.

 

Qual é a nossa tarefa de verdadeiros cristãos diante dos pobres? 

Em sua mensagem para esta data, o Santo Padre ressalta uma importante promessa de Deus: “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sal 9, 19). E é a partir dessas palavras, que encontramos a tarefa de oferecer essa esperança a todos que necessitam. Mas de qual maneira? Através da credibilidade do nosso anúncio e do testemunho de cristãos.

 

“Não é fácil ser testemunha da esperança cristã no contexto cultural do consumismo e do descarte, sempre propenso a aumentar um bem-estar superficial e efêmero. Requer-se uma mudança de mentalidade para redescobrir o essencial, para encarnar e tornar incisivo o anúncio do Reino de Deus.”¹  Nosso amparo aos pobres deve ser um compromisso duradouro e diário, não aquele movido de um entusiasmo de poucos dias. É desse modo que conseguiremos semear os sinais palpáveis da esperança.  

 

 

Cooperativa Esperança Mãe e Rainha – EXEMPLO CONCRETO

Foi colocando em prática esses ensinamentos, que uma cooperativa de materiais recicláveis em Londrina/PR surgiu em forma de solidariedade. Inaugurada em julho deste ano, a Cooperativa Esperança Mãe Rainha consegue assistir oito famílias no momento, e busca ampliar esse número.

 

A ideia da fundação do local veio de uma iniciativa da Conferência de São Vicente de Paula da Catedral Sagrado Coração de Jesus, mas antes de se tornar realidade, os coordenadores passaram por algumas dificuldades em achar um local adequado para estabelecer uma cooperativa. Eles encontraram a resposta no Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente, após Tereza Yoko, vice-coordenadora da cooperativa e participante da Comunidade Eucarística de Schoenstatt, terminar sua oração e encontrar um amigo que também frequenta o santuário. Após contar sobre o projeto, este amigo ofereceu um barracão para locação do qual era proprietário. A mudança aconteceu rapidamente, mas ainda faltava o alvará para regularizar as atividades do local.

 

No dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paulo, o alvará chega trazendo uma imensa alegria. A inauguração contou com a celebração da Santa Missa pelo Padre Vitor Hugo Possetti e a presença da imagem da Mãe de Deus.

 

Na rotina da cooperativa, o serviço começa com os materiais recicláveis sendo recolhidos por um caminhão que passa pelos bairros da cidade ou trazidos por entregas, em seguida eles precisam ser separados de acordo com a matéria-prima que são produzidos, e após a separação, são prensados e transformados em fardos para serem vendidos.

 

Segundo Tereza, a Mãe e Rainha sempre teve uma importante atuação naquele local, tanto que foi o nome dado à cooperativa. Todos os dias antes de começarem o trabalho, os cooperados rezam diante do quadro da Mãe, oferecendo suas dificuldades diárias. E é dessa maneira que eles encontram a esperança em Deus, através da fé que os impulsionam a batalhar na simplicidade da vida.

 

¹Mensagem do Papa Francisco para o III Dia Mundial dos Pobres – Para ler a mensagem completa: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/papa-francesco_20190613_messaggio-iii-giornatamondiale-poveri-2019.html

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite