EVENTO CULTURAL MARCA ANIVERSÁRIO DE IRMÃS JAPONESAS

4 de novembro de 2019 às 4:52 PM

Irmãs de Maria, de origem japonesa, são homenageadas em evento que reúne comunidade nipo-brasileira de Londrina.

 

Ir. M. Márcia Silva – A comemoração aconteceu no último dia 30, por ocasião do aniversário de Ir. M. Mirta Akaishi, 90 anos e Ir. M. Palmira Hirota, 80 anos, também estiveram presentes sete Irmãs japonesas vindas dos estados de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Paraná.

 

Segundo Ir. Rosa Maria Ruthes, gestora do Colégio Mãe de Deus, a homenagem é um gesto de reconhecimento às Irmãs e ao povo japonês. “A cultura alemã e japonesa possuem valores muito semelhantes como o respeito, a disciplina e a família. Nosso objetivo é agradecer este povo, que muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento de nosso município”, diz Ir. Rosa Maria.

 

A família Miyazaki abriu a festividade com um almoço japonês. O auditório do Colégio Mãe de Deus transformou-se num verdadeiro restaurante oriental, onde as Irmãs e colaboradores saborearam diversos pratos típicos. “Quando soube da homenagem para as Irmãs Nikkei me senti duplamente motivado a participar e não podia faltar o paladar japonês”, diz Marco Antônio Miyazaki ao que sua irmã Sumie Sônia Miyazaki completa “tudo foi feito com muito amor, pois as Irmãs são nossa família”.

 

Muitos motivos para celebrar

A gratidão pela vida e atuação das Irmãs aniversariantes foram levadas ao altar, na Santa Missa presidida pelo Pe. Lino Stahl, às 19h na Capela Mãe de Deus. O coral da Paróquia pessoal nipo-brasileira cantou em japonês e crianças vestidas de kimono entraram com a bandeira e símbolos que retratam a devoção mariana no Japão. “Londrina deve muito ao trabalho das Irmãs de Maria. O Colégio Mãe de Deus certamente é uma fonte de graças de educação e graças espirituais”, disse o sacerdote na homilia.

 

A conclusão do dia festivo aconteceu às 20h no Teatro Mãe de Deus, com a participação de 500 pessoas. No evento teve apresentação musical do coral bom aluno e dos alunos do Colégio Mãe de Deus, apresentação de Taiko, teatro sobre a visita do Pe. Kentenich à colônia esperança, em Arapongas/PR, onde a Ir. M. Mirta recebeu do fundador o convite para ser Irmã de Maria de Schoenstatt e um vídeo documentário sobre as Irmãs japonesas que atuam em Londrina.

 

Durante a cerimônia as Irmãs japonesas e representantes da comunidade nipônica foram homenageados. Num clima familiar alguns convidados manifestaram sua gratidão às Irmãs. “Tudo o que faço e o que sou devo a força e inspiração do Santuário e do Colégio Mãe de Deus. Trago até hoje o desejo de ser educadora educada e sigo batalhando pela educação”, disse Estela Okabayashi Fuzii, primeira filha de japoneses nascida em Londrina, que estudou e trabalhou no Colégio e hoje atua na reitoria da Universidade Estadual de Londrina.

 

José Roberto Akaishi, sobrinho da Ir. M. Mirta, conta que ficou muito feliz ao ver a foto e a história dos avós. “Foi uma emoção muito grande, porque resgatou toda aquela época que éramos crianças e passeávamos na Colônia Esperança, nunca me senti tão homenageado como hoje”, disse Akaishi. Para Ir. M. Floriza Kasue Okuda o evento foi um convite para voltar às origens, mas também um chamado para refletir sobre a missão de Schoenstatt no Japão.

 

João Mendonça, vice-prefeito o município, afirmou que a cidade tem muito a agradecer aos japoneses. “Londrina mantém um laço com o povo japonês, somos gratos pelo que eles fazem, em todo os setores que atuam”, diz Mendonça que acrescenta: “é ótimo conviver com eles”. Mituo Hirota, irmão da Ir. M. Palmira, veio de São Paulo para participar da festa e afirma que valeu a pena. “A noite foi maravilhosa estou muito feliz por ter vindo”, disse Hirota.

 

E o que dizem as aniversariantes?

Ir. Mirta Akaishi (90 anos): “Sinto profunda gratidão, não tenho palavras para explicar o que estou sentindo, só tenho que agradecer e meu agradecimento é a oração”.

 

Ir. M. Palmira Hitora (80 anos): “Foi um presente muito grande para nossa festa de aniversário. Agradeço às Irmãs de Maria pelo convite, pela organização e penso que, como colônia japonesa, devemos continuar colaborando para que Londrina seja sempre esta cidade que acolhe a todos”.

 

CLIQUE PARA VER AS FOTOS

 

Veja também o videodocumentario sobre a atuação das Irmãs japonesas em Londrina.

 

 

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite