Congresso no Paraná: Mostrar o rosto de Schoenstatt

29 de outubro de 2019 às 2:49 PM

 

“Vivemos o tempo do Espírito Santo”

 

Ir. M. Márcia Silva – “Sabemos os acontecimentos que inspiram o Movimento de Schoenstatt para o próximo tempo”. Este comentário de um participante expressa o que aconteceu no Congresso de Outubro do Regional Paraná. Neste final de semana, de 25 a 27 de outubro de 2019, 160 lideranças dos ramos e comunidades de Schoenstatt se reuniram à sombra do Santuário Tabor Esmagadora da Serpente para um encontro de formação, reflexão e partilha.

 

De casa nova

Assim como os seminaristas, em 1912, receberam uma casa nova, o Movimento Apostólico de Schoenstatt recebeu a possibilidade de realizar o Congresso no auditório que recentemente foi inaugurado nas dependências do Colégio Mãe de Deus. Trata-se de um ambiente maior e climatizado, o que proporciona mais conforto.

 

Na sexta-feira os participantes experimentaram um alegre rever, foi o reencontro com pessoas de outros ramos e Santuários, e também a retrospectiva que mostrou a peregrinação e entrega do cetro da filialidade heroica no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. “Um acontecimento que gera vida”, diz o diretor nacional do Movimento, Pe. Ivan Simicic, que compartilhou com todos a alegria que teve ao tocar no cetro e entregá-lo à Mãe, no Santuário.

 

“Dá-nos de seu fogo, dá-nos de seu espírito de Fundador”

“É a súplica que deve bradar em nosso coração neste novo tempo”, diz o Pe. Ivan na palestra, realizada no início das atividades, no sábado. “Vivemos o tempo do Espírito Santo. Seu atuar é decisivo para a continuidade da Obra”, acentua o Pe. Ivan ao explicar a importância da luz divina para viver, guardar e desenvolver o carisma de Schoenstatt. Ele também conta que a janela na capela do Pai, em Schoenstatt, é um símbolo que recorda e impulsiona a ser comunidade de cenáculo, na força do Espírito Santo e, em oração com Maria, a formar apóstolos.

 

Outra novidade deste encontro é que os congressistas tiveram a oportunidade de participar de todas as oficinas, diferentemente dos outros anos, nos quais se devia escolher apenas duas. Ao todo foram quatro oficinas, que iniciaram às 11h15min e seguiram até o horário do jantar. Os temas abordados foram: “O 31 de Maio e o Tabor”, conduzida pela Ir. M. Jacinta Donatti e a Juventude Feminina de Schoenstatt; “O 31 de Maio e a filialidade heroica”, realizada pela Família Pieralisi (Edson, Rosângela, Gabriel, Rafael e Beatriz) do Instituto de Famílias de Schoenstatt; “O 31 de Maio e a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt”, dirigida por Ir. M. Márcia Silva e equipe da Campanha e a oficina “Uma Igreja que seja casa de todos”, preparada pelo Pe. Júlio Rodrigues Afonso e a Juventude Masculina de Schoenstatt.

 

O teatro “Hoerde ontem e hoje”, que aconteceu no Teatro Mãe de Deus, foi a vivência que fechou o segundo dia do Congresso. Essa peça foi preparada pela União de Famílias de Schoenstatt por ocasião do jubileu de 100 anos do Congresso de Hoerde (saiba mais sobre a peça).

 

 

Subir a escada e descobrir a vontade de Deus

No domingo, os congressistas tiveram a tarefa de procurar os elementos para o novo lema do Brasil Tabor. Sra. Lúcia Ferreira, do Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt, fez uma introdução na qual apresentou alguns passos para a reflexão: voz do ser (nossa estrutura), voz do tempo (os acontecimentos), vozes da alma (correntes de vida). Um jovem, vestido à semelhança do Pe. José Kentenich, entrou no auditório com uma escada e mostrou que se trata de um trabalho simples e afirmou que “basta subir a escada e descobrir a vontade de Deus”. Essa atividade elencou algumas palavras fortes para o Movimento no Paraná, que serão a contribuição do Regional para a formulação do próximo lema nacional.

 

“Vocês estão dispostos a subir cada dia a escada e descobrir a vontade de Deus? Estão dispostos a puxar o carro de triunfos de nossa querida Mãe de Deus, levando sua imagem a muitos corações?”, perguntou o jovem, vestido de Pe. José Kentenich, aos participantes no final do plenário, que espontânea e firmemente responderam “SIM”.

Despedida e gratidão

 

O Congresso de Outubro é a última vez que o Pe. Ivan se encontra com a Família de Schoenstatt de todo o Regional, pois neste ano conclui sua missão com o Movimento no Brasil e retorna para o Chile. Por isso a Família de Schoenstatt fez uma homenagem, agradecendo pelos sete anos que o Pe. Ivan esteve à frente do Regional Paraná. O Pe. Ivan também agradeceu a todos e disse que “foi um presente estar aqui esses anos com vocês. Agradeço todos os momentos que vivemos juntos. Muito obrigado de coração”.

 

Na Santa Missa, Pe. Ivan comenta que o Congresso deste ano se destacou pela grande participação dos jovens. Além do Jumas e da Jufem, tinham também famílias jovens com os filhos pequenos e “isso nos dá o sentimento de que nossa Família continua, a missão continua”, afirma o sacerdote. Na homilia ele mostrou a humildade e a confiança como características do filho heroico e disse: “Talvez Deus queira que, ao sairmos daqui, na preparação destes 75 anos do ideal Tabor, olhemos para nós e vejamos que nosso grande desafio é formar este homem novo que para nós significa transfigurar-nos nesse filho heroico do Pai”. À sombra do Santuário os congressistas rezaram a oração de entrega do cetro e colaram um pequeno cetro de adesivo no quadro da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

 

Veja as fotos

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite