Todo o Brasil num só coração

16 de maio de 2019 às 5:30 PM


Central Nacional de Assessores do Movimento está reunida


Karen Bueno – 26 estados e um distrito, 202 milhões de habitantes, uma nação com “cara” de continente. Assim é o Brasil, onde o Movimento Apostólico de Schoenstatt está inserido pelos vários cantos e rincões. Com tamanha diversidade, se faz necessário, ano a ano, parar, refletir e avaliar o percurso da Obra. É para isso que se reúnem os assessores da Central Nacional do Movimento nos dias 15 e 16 de maio, no Santuário de Atibaia/SP.


“A reunião tem uma função muito importante de trazer a realidade, a vida e os desafios do Movimento no Brasil para a partilha, o intercâmbio e a reflexão em conjunto. A Central de Assessores é a única instância, de caráter nacional, que está a serviço dessa dimensão do Movimento que é a Liga Apostólica e o Movimento Popular e de Peregrinos”, contextualiza o diretor nacional do Movimento, Pe. Ivan Simicic.


Mão no pulso do tempo

Durante o encontro são tratados diferentes temas que tocam a vida do Movimento. O primeiro aspecto, segundo o Pe. Ivan, é “resgatar as vozes de Deus na Família de Schoenstatt, nos diversos regionais, e, a partir dessas vozes, tentar responder à condução da Família”. O segundo passo fundamental é “analisar certos temas que estão mais presentes na vida da Obra de Schoenstatt”, as chamadas “correntes de vida”. Depois, também são tratados assuntos de caráter prático, como a atualização das orientações, diretrizes e normas da Central Nacional. Há também um grande interesse pelos temas que estão em destaque na vida da Igreja, como, por exemplo, a recente Exortação Apostólica do Papa Francisco – Christus Vivit – e as linhas gerais da última assembleia geral da CNBB.


Ano Jubilar


“Filialidade Heroica” é a expressão que está na boca e nos corações do Brasil em 2019. No encontro da Central Nacional está refletida toda a vida que a conquista do cetro está gerando pelo país. É por isso que os assessores de toda a nação, juntos, entregaram o cetro para a Mãe de Deus, como explica a Ir. M. Diná Souza: “No contexto dos 70 anos da coroação e entrega do cetro, nesse dia 15 de maio, aproveitando a oportunidade que a Central Nacional está reunida junto ao Santuário da Permanente Presença do Pai, realizamos a entrega do cetro em nome do Brasil. A entrega final, ou oficial, será no dia 15 de setembro de 2019, com todos os que puderem chegar até o Santuário neste dia. E, como a Central não poderá estar toda presente em setembro, adiantou-se a entrega, também para se ter um momento específico como Central e colocar as intenções, enquanto responsáveis, do Movimento no Brasil”.


Por que os assessores entregam esse cetro? “Nosso grande desafio é trabalhar unidos neste país imenso e de realidades diversas. Este é um desafio. Se não nos colocamos sob a educação e em aliança com o Pai e Fundador, não conseguiremos realizar bem a tarefa. Por isso, ajudem a rezar por nós”, conclui a Ir. M. Diná.


O cetro não foi colocado definitivamente no Santuário, ele ainda peregrinará por alguns locais do regional Sudeste. Saiba mais sobre a entrega oficial.


Vida em movimento



O Movimento alcança as mais variadas realidades do país, indo de tribos indígenas a comunidades ribeirinhas, passando pelo Congresso Nacional e a sede das Forças Armadas, dentre tantos outros lugares. Tudo isso configura a beleza e a riqueza de Schoenstatt e a força do trabalho orgânico entre os assessores, como aponta a Ir. M. Sára Vincensi: “O que é mais bonito de se ver na vida do Brasil Tabor, penso, é a caminhada. O caminho que eu vejo é de via dupla, que vai e que vem: os assessores trabalham com o povo, sabem das suas alegrias e esperanças, mas também das suas lutas e desafios. E isso é ter a mão no pulso do tempo, é saber até onde uma proposta, um trabalho, uma corrente de vida encontra eco. Ao mesmo tempo, os assessores que estão com os seus podem despertar essa vida, animar o fogo da missão, da fidelidade à origem naqueles que lhes são confiados, podem até despertar vida e correntes de vida. Esse ‘ir e vir’, com as suas lutas e com o progresso, é uma caminhada que todos juntos estamos fazendo neste ano de 2019, em busca da formação de uma nova terra mariana”.


Para saber mais sobre a Central Nacional, o que é e qual o seu papel, clique neste link.


Fotos: Ir. M. Nilza P. da Silva


Fonte: schoenstatt.org.br.


Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite