Domingo do Bom Pastor e de oração pelas vocações

12 de maio de 2019 às 9:55 AM

“A vocação é um convite a não ficar parado na praia com as redes na mão” (Papa Francisco)


Pe. Francisco José Lemes – “Sou Bom Pastor, ovelhas guardarei. Não tenho outro ofício, nem terei. Quantas vidas eu tiver eu lhes darei” [1]. Todos, ou quase todos, conhecemos essa canção que, com certeza, será cantada em muitas igrejas neste 4º Domingo da Páscoa – denominado ‘Domingo do Bom Pastor’ – e da Jornada Mundial de Oração pelas Vocações.


Jesus é o Bom e Belo Pastor que cuida de nós, suas ovelhas. Mesmo assim, muitas vezes nos tornamos ovelhas rebeldes e fujonas, mas ele vai atrás, querendo nos resgatar para o único redil do Pai, pois não quer perder um que seja daqueles que lhe foram confiados.


Ele e o Pai são um, formam uma unidade e é seu desejo que assim o sejamos, respeitando aquilo que nos difere e nos unindo no amor que se derramou na Cruz por TODOS! Ele é o BOM PASTOR e todos a ele pertencemos, somos seus colaboradores nesse pastoreio. Enviados por Ele, agimos em NOME dele; as nossas ações devem ser pautadas a partir de suas ações quando esteve aqui neste mundo, passando por ele fazendo o bem!


Quem ouve bem a sua voz (por isso, na consagração à Mãe e Rainha, lhe consagramos nossos ouvidos… para ouvir bem a VOZ de seu Divino Filho) não prega a si próprio e tampouco inventa coisas das quais não ouviu sair de sua boca. Faz, ao contrário, como Maria (irmã de Lázaro) e se senta aos seus pés para lhe ouvir. A boa ovelha ouve a voz de seu Pastor e não se deixa enganar por imitadores de sua voz, pois conhece bem o timbre da voz de seu verdadeiro Pastor.


Lançar as redes

Neste dia somos convidados a fazer uma Jornada de Orações pelas Vocações, rezando para que muitos tenham coragem de avançar para as águas mais profundas deste mundo e a não ficarem à beira da praia, com as redes em mão, se acovardando diante de um mundo turbulento e distante de Deus. Fiéis ao Bom Pastor, ouviremos sua voz e sem medo lançaremos as redes, pois não estamos sozinhos, Ele está em nossa barca, Ele está na Barca que é a Igreja.


Rezemos por aqueles que se decidiram a entregar suas vidas por inteiro ao serviço do “lançar as redes” em situações muitas vezes adversas e perigosas. Rezemos para que jovens (moças e rapazes) se apaixonem pelo Bom Pastor e, ouvindo sua voz, digam seu “sim” como fez nossa querida Mãe e Rainha. “Eis me aqui… cumpra-se em mim segundo tua palavra”. Não tenhamos medo, saiamos do conforto de nossas “praias”, tomemos nas mãos nossas “redes” e, ao ouvir a voz suave, harmoniosa e firme de nosso Bom Pastor, lancemos as redes!


[1] Canção “Sou Bom Pastor”, letra de Dom Carlos Alberto Navarro e melodia de Waldeci Farias


Fonte: schoenstatt.org.br


Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite