Encontro dos Dirigentes da Liga de Famílias do Paraná

17 de abril de 2019 às 5:00 PM

 

Liga de Famílias, unidas ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana!

 

Ir. M. Iracema Betoni – Nesse final de semana, 13 e 14 de abril, acontece o encontro de dirigentes da Liga de Famílias de Schoenstatt do Regional Paraná. Casais de diversos locais do estado, bem como de Presidente Prudente/SP e Santa Cruz do Rio Pardo/SP – cidades vinculadas ao Regional Paraná – foram acolhidos em Curitiba/PR, pela Liga de Famílias do Santuário Tabor Magnificat.

 

Para ajudar as famílias a se aperfeiçoarem no caminho de santidade, são propostas algumas oficinas, como a “Jornada Portas Abertas”, que introduz o grupo na experiência da fé prática na Divina Providência, buscando os sinais que a graça divina direciona. Uma das oficinas conta com a colaboração do casal Edso e Luciana Mocelin, da União de Famílias de Schoenstatt. Eles falam sobre o ardente amor a Maria e o espírito reinante nos corações e na vida dos jovens que configuraram o Congresso de Hoerde. Suas palavras despertam o desejo de viver e se lançar às novas conquistas, no mesmo espírito missionário que ardia no coração dos jovens há 100 anos.

 

Ir. M. Doralice de Souza, assessora local da Família de Schoenstatt em Curitiba, colaborou levando cada dirigente a descobrir o seu perfil e a avaliar sua caminhada como guia do ramo. Essa oficina ajudou a entender o que é ser dirigente e deu subsídios para melhor conduzir o Ramo. Segundo ela, o dirigente é a imagem do Bom Pastor, que se coloca a serviço, como instrumento, nas mãos da Rainha de Schoenstatt e do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich.

 

Pe. Ivan Simicic, assessor regional da Liga de Famílias, aborda em sua palestra o tema do ‘31 de Maio’ na vida de hoje. Contextualizando com os fatos históricos que configuram esse marco histórico, ele aponta que atualmente se vive um momento forte da história, após 50 anos da Páscoa do Pai e Fundador. Pe. Ivan apresenta, então, três aspectos importantes para esse novo início:

– Um símbolo, que representa o fogo do Espírito Santo, o novo início.
– Uma jaculatória, “Dá-nos de seu fogo, dá-nos de seu espírito de Fundador”, que faz arder a consciência de missão, a consciência de que Schoenstatt somente será garantido para as futuras gerações se eu viver, hoje, genuinamente, o espírito do Fundador e permanecer vinculado a ele;
– Uma perspectiva, que aponta uma partida, que ajuda a interpretar, a vivenciar e a avançar, alicerçados no espírito e na missão do Pai e Fundador.

 

O Manual do Dirigente é o grande presente oferecido nesse encontro. Cada casal dirigente recebeu o Manual das mãos do diretor regional, Pe. Ivan, com o compromisso de fortalecer e fazer crescer a Liga de Famílias em seu âmbito de atuação.

 

Com o Manual nas mãos, Ir. M. Patrícia Lemes, assessora regional das famílias, levou a uma reflexão mostrando como é possível tornar o trabalho mais eficiente, sintonizado com a Família de Schoenstatt de cada local. Esse tema leva todos à reflexão em grupo, com a apresentação das propostas ou constatações em plenário.

 

Por fim, Pe. Ivan, em sua homilia na santa missa de envio, convida a mergulhar na grandeza do amor de predileção que Deus Pai tem pela humanidade e que dedica a cada filho pessoalmente. Ele enfatiza que “Deus é um Deus pessoal e sei que Ele se ocupa essencialmente com cada um de seus filhos e presenteia a cada um o seu amor de predileção”. Ressaltou que é assim que devem se sentir, como filhos amados. E “se eu me sinto a ocupação predileta de Deus Pai, sou capaz de fazer de Deus a minha ocupação predileta”, afirma ele, segundo aquilo que ensina o Pe. Kentenich. Esse amor, essa consciência de predileção faz avançar um pouquinho mais na compreensão da entrega de Jesus por amor à humanidade, diz ele na abertura da Semana Santa.

 

Com a consciência da escolha e do amor de predileção de Deus, todos saem impulsionados para a grande missão de “salvar as famílias custe o que custar” (Pe. Kentenich), sempre pedindo ao Pai: “Dá-nos de seu fogo, dá-nos de seu espírito de Fundador!”

 

 

Fonte: schoenstatt.org.br

 

Mais fotos

 

Encontro de Dirigentes da Liga de Famílias - Regional Paraná 2019

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite