Dá-nos seu fogo: Encontro de Delegados no Paraná

8 de abril de 2019 às 13:02

 

Um regional em momentos de partilha e unidade familiar

 

Mariane Teles – “A Nova Terra Mariana lhe deseja boas-vindas!”, essa foi a frase que recepcionou cerca de 40 participantes – entre assessores, membros e presidentes de Conselho da Família de Schoenstatt – no XIV Encontro de Delegados do Regional Paraná, ocorrido em Maringá/PR, nos dias 30 e 31 de março.

 

Motivados pela unidade em família, o encontrou reuniu representantes de 12 cidades. Na abertura, já foram apresentados pontos e metas de cada local, a fim de compartilhar experiências e trabalhos a todos presentes. Logo em seguida, houve a divisão em grupos para traçar caminhos na busca de novos membros nos ramos e nas comunidades.

 

Frutos das Missões Familiares

 

A tarde foi o momento de abordar quais foram os frutos colhidos do I Encontro Nacional das Missões Familiares, realizado em Curitiba/PR nos dias 5 a 7 de setembro de 2018. Anaisa e Mateus Carvalho, da Liga de Famílias de Ibiporã/PR, partilharam como o encontro transcorreu e os resultados gerados.

 

Curitiba, Jacarezinho, Ibiporã e Maringá, cidades paranaenses que realizaram Missões no Carnaval deste ano, apresentaram os desafios e as percepções que cada um vivenciou para a preparação do evento missionário. E em suma, um sentimento que todos compartilharam foi a importância de continuar levando a Mãe de Deus aos lares.

 

Conselho e Associação

 

Marcus Bilhão e Carlos Eduardo Putinati apresentaram o resultado de dois anos de trabalho conjunto, companheirismo e harmonia em busca de resultados comuns para a Família de Schoenstatt de Londrina/PR. Um exemplo de como atuar nos conselhos e associações nas outras cidades.

 

Encerramento do Sábado

 

Após a missa presidida pelo Pe. Júlio Fabiano Rodrigues e concelebrada pelo Pe. Ivan Simicic, os delegados participaram de uma vivência preparada pela Família de Schoenstatt de Maringá.

 

Muitas pessoas já sabiam que a Chácara Mãe Rainha – onde fica a primeira capela católica construída em Maringá – será o local de um Futuro Santuário Filial de Schoenstatt, mas poucos conhecem a história da Divina Providência que atua ali. O tema da vivência relacionou a trajetória de conquistas da Família de Maringá com os 70 anos da entrega da Coroa e do Cetro à Mãe de Deus no Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, feita pelo Pai e Fundador, Pe. José Kentenich.

 

Com luz de velas e cantos, todos peregrinaram da capela até o exato local da construção do futuro Santuário, passando pela ermida. No último ponto, houve a entrada do quadro da Mãe de Deus, que atualmente é conquistado pelos maringaenses, e o cetro, herança do Pe. Kentenich.

 

Natani Dalbello, presidente do Conselho da Família de Maringá, conta: “A vivência do sábado à noite foi um momento muito marcante, em que partilhamos a história de nosso local e de nossa Família, a fim de levar a todos o nosso grande anseio de que a querida Mãe de Deus se estabeleça (muito em breve) em nossas terras marianas!”

 

Últimos momentos do encontro

 

A manhã de domingo foi marcada pela palestra “Dá-nos seu fogo”, feita pelo Pe. Ivan Simicic. Ele abordou o novo início no Espírito Santo que se abre a partir dos 50 anos de falecimento do Fundador. O tema também foi trabalhado em grupos, buscando contemplar respostas para a condução dos Conselhos Locais da Família de Schoenstatt em 2019 e em como eles podem fazer a conquista espiritual da Coroa e do Cetro em suas cidades.

 

No final da Santa Missa, cada presidente colocou o Cetro em sua Imagem Peregrina do Conselho e as cidades de Assis/SP e Santa Cruz do Rio Pardo/SP receberam a Imagem da Mãe Peregrina para os seus grêmios. O encontro encerrou-se com a Aliança de Amor de três jovens da Juventude Feminina de Maringá.

 

“Contamos com o envolvimento de todos os Ramos na contribuição ao Capital de Graças, na organização e no cuidado de cada detalhe do encontro. Nosso desejo era de que o local do futuro Santuário de Schoenstatt em Maringá fosse um verdadeiro Tabor para todos! Ao fim do encontro, tivemos a alegria de ouvir de alguns dos participantes: Aqui foi bom estar”, conclui Natani Dalbello.

 

Mais fotos

 

Encontro de Delegados no Paraná - 30 e 31/03/2019

Compartilhe

© 2019 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite