Maria lança a rede de Santuários…

11 de fevereiro de 2019 às 1:32 PM

…para continuar a pesca milagrosa.

 

Ir. M. Nilza P. da Silva – Ao celebrar, hoje, a aparição de Nossa Senhora, em Lourdes, na França, reflitamos sobre a rede de Santuários que Ela estende pelo mundo inteiro. Desde sua primeira aparição ao Apóstolo Tiago, no ano 40¹, na região espanhola de Saragoça (Nossa Senhora d’el Pilar), Maria pede que se construa uma casa, onde ela possa estar entre seus filhos e ajudá-los em suas necessidades.

 

Na aparição de Nossa Senhora, a Bernadette  Soubirous, em Lourdes/França, a menina de apenas 14 anos, saúde frágil e menos de 1,40 cm de altura, descreve que, em 11 de fevereiro de 1858, “viu uma luz na gruta e uma menina, tão pequena como ela, vestida de branco, com uma faixa-azul presa em sua cintura com um rosário em suas mãos em oração e duas rosas amarelas aos seus pés”.² Bernadete vai ao seu pároco e diz o pedido dessa Senhora, aparentemente, frágil como ela: “Senhor pároco, a Senhora continua a pedir que se construa para ela uma capela… Mesmo que seja uma capela bem pequena!” ³

 

Deus é maior do que nosso Coração

Tudo isso tem uma mensagem muito bela para todos nós: Nossa Senhora se faz pequena como nós, porque ela quer estar entre seus filhos para conquistá-los para Jesus. Por meio dos Santuários ela cumpre o que Jesus disse a Pedro: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens.” (Lc 5, 10)  Ela não tem medo. Quando lemos a história de cada Santuário, vemos a coragem de Maria: Ela interrompe planos humanos, contraria lógicas bem fundamentadas, escolhe os pequenos e fracos, desce do céu para estar no meio das batalhas, a fim de salvar seus filhos.

 

Como descreve o Documento do Vaticano, sobre os Santuários*: “O santuário testemunha que Deus é maior do que o nosso coração, que nos amou desde sempre e nos deu o seu Filho e o Espírito Santo… É o lugar da permanente atualização do amor de Deus, que pôs a Sua tenda no meio de nós (cf. Jo 1, 14)…  É o sinal da Presença divina, o lugar da sempre nova atualização da aliança dos homens com o Eterno e entre si.”

 

A Rede de Santuários

Por isso, em um tempo de tantos perigos para a salvação das almas, como o que vivemos, em que as ideias contra a fé chegam por um simples teclado nas mãos, por meio de Schoenstatt, Deus suscitou não somente um Santuário, mas, estende uma rede de Santuários sobre toda a terra. Desde Santuário Original, pelos Santuários Filiais e as diversas modalidades de Santuários Lares e Mãe Peregrina, até os santuários corações, a Mãe e Rainha estende o seu coração em rede, que abraça o mundo e alcança cada filho, ali onde ele se encontra.

 

Ela quer ajudar cada filho a encontrar a fonte de água viva, que é Cristo. Quando Maria puxa a rede, as Igrejas ficam repletas de cristãos que participam dos Sacramentos e se tornam pequenos “pescadores de outros irmãos”. Porque vivenciaram a graça do abrigo, eles se deixam transformar em missionários que partilham o alimento que lhes dá a vida.

 

Jesus realiza milagres pelas redes de sua Mãe

Num mar em que muitos passam a “noite toda” sem pegar nada (Lc 5,1-11), Jesus realiza milagres da “pesca de almas” pelas redes de Santuários de sua Mãe. Por meio de algum modo de extensão do Santuário de Schoenstatt, nos braços de Maria, Jesus chega até você. Chegue-se também a ele. “Os santuários constituem nesse sentido uma excepcional escola de oração, onde especialmente a atitude perseverante e confiante dos humildes testemunha a fé na promessa de Jesus: ‘Pedi e dar-se-vos-á’ (Mt 7, 7)… Entramos no santuário, antes de tudo, para agradecer, conscientes de que fomos amados por Deus antes que nós mesmos fôssemos capazes de O amar; para exprimir o nosso louvor ao Senhor pelas maravilhas por Ele operadas (cf. Sl 136); para Lhe pedir perdão dos pecados cometidos; para implorar o dom da fidelidade na nossa vida de crentes e a ajuda necessária ao nosso peregrinar no tempo.”*

 

Realize-se em cada um de nós o que narra o Evangelho, após a pesca milagrosa: “Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.” (Lc 5,11) Deixemos o barco de nossos anseios, medos e inseguranças, de nosso comodismo e falta de compromisso e, no Santuário do Coração de Maria, sigamos a Jesus. Só Ele é capaz de dar sentido à nossa vida.

 

________________

¹ No ano 40 Maria estava viva e morava na Palestina. Essa primeira aparição a Tiago é uma bilocação. Ela vai ao encontro de seu filho apóstolo, aflito, por não conseguir evangelizar na Espanha. A Capela de Nossa Senhora por ele construída tornou-se o centro de conversões para os espanhóis e para pessoas do mundo inteiro que, até hoje, ali recorrem ao seu coração materno. (Cfr. aleteia.org/2018/03/14/a-primeira-aparicao-de-nossa-senhora-foi-na-verdade-uma-bilocacao)

 

², ³ https://www.lourdes-france.org/es/

 

*http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/migrants/documents/rc_pc_migrants_doc_19990525_shrine_po.html

fonte: schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite