Mensagem do Diretor Nacional do Movimento

26 de dezembro de 2018 às 3:29 PM

Mensagem do Diretor Nacional do Movimento: Pe. Ivan Simicic

 

É Natal! Nascimento de Jesus, o Salvador. Como todo ano, esta festa nos lembra do grande acontecimento da História da Salvação. Um motivo para agradecer, para nos alegrar e para nos renovar na fé e no compromisso com Deus e com o seu plano de amor, de sabedoria e de poder, que se manifesta,  para cada um de nós, no mistério do nascimento do menino Deus.

 

Abrir-se para receber novamente Jesus

 

Mas, este retorno da celebração do Natal do Senhor, assim como a festa de aniversário de todos nós, não é apenas para fazer memória e celebrar um acontecimento passado. Porém, é para receber novamente, com fé filial,  a Jesus em nossos corações. É para aprofundar o nosso vínculo com Jesus, assim como para acolher o seu convite renovado de discernir o desejo de Deus, para cada um de nós no próximo ano 2019.

 

Desse modo, queremos nos abrir para as graças especiais, que nos são oferecidas neste tempo de Natal, a fim de poder realizar o que Deus espera de nós.

 

Um Menino que exige decisão radical e profética

 

“Eis que este menino foi colocado, para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel – e a ti, uma espada traspassará tua alma – para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações” (Lc 2, 33 – 35)

 

Esta profecia de Simeão nos fala que o menino, que nasceu em Belém, vem para separar os espíritos. Ele pede para que assumamos as decisões que exigem uma vida de radicalidade. Ele é um sinal de contradição, já no colo de sua Mãe: nasce pobre num estabulo, deve fugir para Egito…Nós, como seus discípulos missionários, devemos ser capazes de assumir esta caraterística propriamente profética do cristão. Particularmente nos tempos que vivemos, numa sociedade em mudanças e necessitada de transformações profundas. Normalmente, isto não é fácil, pois, significa tomar posições, que levam a determinadas confrontações, incompreensões e críticas. Sabemos que partilhamos a “sorte do profeta”, sobretudo, somos aliados da nossa Mãe e Rainha, aquela cujo coração é traspassado por uma espada. Porém, ela vencerá em nós! Podemos contar com a sua onipotência suplicante.

 

Um ano fogo profético 

 

Neste contexto, podemos olhar para a vida do Pe. José Kentenich. Reconhecemos que ele viveu este caráter cristão profético, de forma consciente, com uma grande coerência e radical ousadia. Um breve texto autobiográfico do nosso Pai e Fundador, ao final desta saudação, pode iluminar nossa caminhada e nossa perspectiva para trilhar os caminhos do próximo ano, que como sabemos está marcado por uma série de jubileus: 100 anos de Hoerde, 70 anos do 31 de Maio e de coroação da Rainha da Filialidade Heroica. Essas celebrações nos convidam a reacender o fogo profético, que deu origem a esses momentos de graça, a fim de responder aos desafios de hoje, de forma criativa, original e decidida.

 

Autobiografia de nosso Pai
“Certamente, há décadas em que o modelo de sacerdote profeta, em contraposição ao modelo de sacerdote aburguesado e burocrático, ocupa um amplo espaço no meu vocabulário e na minha atividade privada e pública. Com infatigável zelo, tenho proclamado esse modelo e tentado realizá-lo, concretamente, onde encontro uma oportunidade. Reparem que sempre se tratou só de um profetismo no sentido amplo do termo, quer dizer, de um modelo de profetismo caracterizado pela sua paixão por Deus, pelas pessoas, pela época e pela missão, (de um modelo de sacerdote) que rompeu com aqueles que se dão por satisfeitos com a burguesia e o aburguesamento, que rompeu com o estilo de vida e trabalho meramente formal e rotineiro”. (Chroniknotizen, 646-648)

 

Com minha bênção sacerdotal e o desejo de um Feliz Natal e um ano de 2019 unidos ao nosso Pai Profeta, por uma nova Terra Mariana,

 

Pe. Ivan Simicic
Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt

 

Fonte: www.schoenstatt.org.br

Compartilhe

© 2024 Schoenstatt. Todos Direitos Reservados

Weblite